A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Bárbara de Paula Fettuccia
Hildegard Susana Jung
Louise de Quadros da Silva

Resumo

O objetivo deste texto consiste em discutir a estimulação da consciência fonológica em crianças com frágil experiência em educação infantil. Os resultados apontados apontam para: a) a utilização do brincar no processo de alfabetização facilita o desenvolvimento da criança nesta fase; b) o desenvolvimento da consciência fonológica em sala estimula a alfabetização; c) O professor tem papel fundamental como mediador na alfabetização.

Detalhes do artigo

Como Citar
FETTUCCIA , B. de P. .; JUNG, H. S.; DE QUADROS DA SILVA, L. . A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 89–108, 2021. Disponível em: http://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/18. Acesso em: 10 fev. 2025.
Seção
ARTIGOS

Referências

ADAMS, Marilyn Jager. Consciência fonológica em crianças pequenas. Artmed Editora, 2006. Disponível em: https://goo.gl/iVvfG2. Acessado em: 30 jan. 2019.

ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. 2010. Disponível em: http://books.scielo.org/id/h8pyf/pdf/andrade-9788579830853.pdf. Acessado em: 02 jan. 2019.

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 7 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

AULETE, Caldas. Dicionário da língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Leixikon Editora Digital. 2008. Disponível em: http://www.aulete.com.br. Acessado em: 01 jan. 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

______. Estatuto da Criança e do Adolescente, Câmera dos Deputados, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília, DF, 1990. Disponível em: http://compassion.com.br/v2/wp-content/uploads/2017/09/Compassion_ECA.pdf. Acessado em: 26 jan. 2019.

______. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

______. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF, 2013.

COSTA, Magda Suelu Pereira. Maria Montessori e seu método. Linhas Críticas, v. 7, n. 13, p. 305-320, 2001.

CORRÊA, Raquel Romano. Educação infantil no século XXI: a criança em período integral na escola. 120 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2005.

TEBEROSKY, Ana; FERREIRO, Emilia. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra, 2014a.

________. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Editora Paz e Terra, 2014b.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. xvi, 200 p.

KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna, Bahia: Via Litterarum, 2010.

JUNG, Hildegard Susana; MIRA, Ane Patrícia de; FOSSATTI, Paulo. A contribuição de Anísio Teixeira para a promoção do bem-estar docente. REICE. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, vol. 15, n. 3, p. 151-167, 2017.

KUHLMANN, Moysés Jr. Histórias da educação infantil brasileira. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a02. Acessado em: 16 jan. 2019.

MAIA, Janaina Nogueira. Concepções de criança, infância e educação dos professores de Educação Infantil. 135 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande/MS, 2012.

MALUF, Maria Regina; BARRERA DOMINGOS, Sylvia. Consciência fonológica e linguagem escrita em pré-escolares. Psicologia: Reflexão e crítica, v. 10, n. 1, 1997.. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=18810109. Acessado em: 26 jan. 2019.

MOREIRA, Eliana Monteiro; VASCONCELOS, Kathleen EL. Infância, infâncias: o ser criança em espaço socialmente distintos. Serviço Social e Sociedade, ano 24, n. 76, p. 165-180, 2003.

MOYLES, Janet R. et al. A excelência do brincar: a importância da brincadeira na transição entre educação infantil e anos iniciais. Porto Alegre: Artmed, p. 11-21, 2006.

MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 156 p. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/me4676.pdf Acessado em: 11 jan. 2019.

NOGARO, Arnaldo; JUNG, Hildegard Susana; CONTE, Elaine. Infância: desaparecimento ou metamorfose?. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, n. 3, p. 745-765, 2018.

RÖHRS, Hermann. Maria Montessori. Recife: Massangana, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4679.pdf Acessado em: 23 jan. 2019.

SEARA, Izabel Christine; NUNES, Vanessa Gonzaga; LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane. Para conhecer fonética e fonologia do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015.

ZORZI, Jaime Luiz . As letras falam: Metodologia para alfabetização. 2 ed, São Paulo: Phonics, 2017.O