À LUZ DAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo compartilhar os momentos vivenciados no subprojeto “Laboratório de Práticas Pedagógicas do Campus XII/UNEB: práticas de letramento e numeramento no contexto da formação dos pedagogos” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia do Departamento de Educação de Guanambi (DEDC), Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no período de 14 de agosto de 2018 a 15 de fevereiro de 2020, com a participação da coordenadora de área, das supervisoras e dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID). Busca-se discutir como a inserção à docência favorece a aproximação entre a universidade e a educação básica e os estágios supervisionados. No decorrer dos encontros formativos do Grupo de Estudos, Pesquisas e Formação em Práticas de Alfabetização, Letramento e Numeramento, foram realizados discussões e debates sobre a formação de professores, a alfabetização, o letramento e o numeramento. A metodologia adotada neste relato de experiência está pautada numa perspectiva dialógica, colaborativa, a qual ocorreu por meio da observação realizada em salas de aula da escola-campo desse programa, como também dos encontros formativos do grupo de estudo. O Pibid tem proporcionado a inserção à docência através da imersão dos licenciandos na escola básica, possibilitando-os conhecer a dinâmica de funcionamento do espaço escolar e as propostas pedagógicas. As atividades propostas aos bolsistas de ID são desenvolvidas em parceria com os professores coformadores no desenvolvimento das atividades em sala de aula, com a participação dos estudantes da educação básica. Esse programa propiciou compreender a relação entre teoria e prática, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na universidade e escola, e a aproximação do espaço escolar antes dos estágios supervisionados na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.