À LUZ DAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

Conteúdo do artigo principal

Elismárcia dos Santos
Sônia Maria Oliveira Reis

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo compartilhar os momentos vivenciados no subprojeto “Laboratório de Práticas Pedagógicas do Campus XII/UNEB: práticas de letramento e numeramento no contexto da formação dos pedagogos” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia do Departamento de Educação de Guanambi (DEDC), Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no período de 14 de agosto de 2018 a 15 de fevereiro de 2020, com a participação da coordenadora de área, das supervisoras e dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID). Busca-se discutir como a inserção à docência favorece a aproximação entre a universidade e a educação básica e os estágios supervisionados. No decorrer dos encontros formativos do Grupo de Estudos, Pesquisas e Formação em Práticas de Alfabetização, Letramento e Numeramento, foram realizados discussões e debates sobre a formação de professores, a alfabetização, o letramento e o numeramento. A metodologia adotada neste relato de experiência está pautada numa perspectiva dialógica, colaborativa, a qual ocorreu por meio da observação realizada em salas de aula da escola-campo desse programa, como também dos encontros formativos do grupo de estudo. O Pibid tem proporcionado a inserção à docência através da imersão dos licenciandos na escola básica, possibilitando-os conhecer a dinâmica de funcionamento do espaço escolar e as propostas pedagógicas. As atividades propostas aos bolsistas de ID são desenvolvidas em parceria com os professores coformadores no desenvolvimento das atividades em sala de aula, com a participação dos estudantes da educação básica. Esse programa propiciou compreender a relação entre teoria e prática, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na universidade e escola, e a aproximação do espaço escolar antes dos estágios supervisionados na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes do artigo

Como Citar
DOS SANTOS, E. .; OLIVEIRA REIS, S. M. À LUZ DAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. p.187–196, 2021. Disponível em: http://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/6. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
RELATO DE PRÁTICA