Diretrizes para Autores
NORMAS GERAIS - PARA TODOS OS TEXTOS
- Fonte Garamond 13 para corpo do texto.
- Fonte Garamond 12 para citações com mais de 3 linhas (com recuo de 4 cm).
- Fonte Garamond 11 para Referências.
- Margens: Superior e Direita, 2,5 cm e Inferior e Esquerda, 3 cm.
- Texto Justificado com margem de 2 cm (NÃO DAR ESPAÇO PARA FAZER MARGEM)
- Epaço entrelinhas de 1,5.
- Espaço entrelinhas das Referências: 1,0
- Subtítulos em minúsculas (Garamond 14, negrito)
- Subitem, se houver, em minúscula (Garamond 14, itálico)
- Gráficos, imagens, tabelas, etc, devem conter: Título em negrito centralizado acima do elemento (Garamond 12) e indicação de fonte centralizada abaixo do elemento (Garamond 11). Ex: Fonte: Elaboração própria.
- Citações com mais de 3 linhas devem estar em Garamond 12, espaço simples, recuado 4 cm. (NÃO DEVE TER ESPAÇO ANTES E DEPOIS DA CITAÇÃO)
- As citações devem seguir o padrão AUTOR-DATA no corpo do texto (Ex: CERRI, 2011. p.10) e nas citações recuadas.
- As Referências devem estar no final do texto e devem seguir as normas da ABNT (Exemplos abaixo)
- NÃO INCLUIR NAS REFERÊNCIAS FINAIS AS OBRAS NÃO CITADAS NO TEXTO.
- NÃO DAR ESPAÇO ENTRE REFERÊNCIAS.
- Exemplos:
-
Livro
CERRI, L. F. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
Capítulo de livro
CIAMPI, H. Ensinar história no século XXI: dilemas e propostas. In: TOLEDO, M. A. L. Tursi (Org.). Ensino de História: ensaios sobre questões teóricas e práticas. Maringá: Eduem, 2011. p. 51-71.
Artigo científico
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação & pesquisa, São Paulo, v. 30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004. Doi: 10.1590/S1517-97022004000300012
Artigos eletrônicos
CARRETERO, M.; MONTANERO, M. Enseñanza y aprendizaje de la historia: aspectos cognitivos y culturales. Cultura y Educación, Madrid, v. 20, n. 2, p. 133-142, 2008. DOI: 10.1174/113564008784490361. Disponível em: http://www.ub.edu/histodidactica/images/documentos/pdf/ensenanza_apre ndizaje_historia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2014.
Trabalho acadêmico
ROCHA, H. A. B. O lugar da linguagem no ensino de História: entre a oralidade e a escrita. 2006. 466 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.
Trabalho apresentado em evento
MUNAKATA, K. Livro didático e formação do professor são incompatíveis? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2001, Brasília. [Anais...]. Brasília: MEC/SEF, 2002. v. 1, p. 89-94.
-
NORMAS ESPECÍFICAS
- ARTIGO
- Seguir as normas gerais para formatação.
- Deve ter no máximo 4 autores.
- Deve ter entre 12 e 30 páginas.
- Título centralizado EM MAIÚSCULA.
- Abaixo, título EM INGLÊS.
- Resumo de, no mínimo 100 palavras, e, no máximo, 250 palavras.
- Abaixo do resumo, três palavras chave (SEPARADAS POR PONTO)
- Abstract de, no mínimo 100 palavras, e, no máximo, 250 palavras.
- Abaixo do abstract, três keywords.
- Em fotos NÃO DEVEM CONTER IMAGENS DE MENORES, a não ser com autorização POR ESCRITO dos responsáveis (a autorização deve ser anexada na submissão)
- RELATO DE PRÁTICA
- Seguir as normas gerais para formatação.
- Deve ter no máximo 4 autores.
- Deve ter entre 8 e 12 páginas.
- Título centralizado EM MAIÚSCULA.
- Resumo de, no mínimo 100 palavras, e, no máximo, 250 palavras.
- Abaixo do resumo, três palavras chave (SEPARADAS POR PONTO)
- Fotos NÃO DEVEM CONTER IMAGENS DE MENORES, a não ser com autorização POR ESCRITO dos responsáveis (a autorização deve ser anexada na submissão)
- SEÇÃO LIVRE
- Nesta seção podem ser publicados textos dos mais variados tipos:
- Cartas
- Poemas
- Músicas
- ensaios
- etc...
- O requisito é que esteja relacionado ao universo da Educação Básica.
- A submissão deve ser autoral e inédita.
- Estudantes da Educação Básica, e do ensino superior, podem submeter.
- Nesta seção podem ser publicados textos dos mais variados tipos: