O PROJETO DE APOIO ÀS BANDAS DE MÚSICA Um olhar sobre Conservatórios e Bandas de Música

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Romario Allef Ribeiro Silva
Rosângela Pereira de Tugny

Resumo

Minas Gerais, um estado reconhecido por abrigar 12 conservatórios em sua rede de ensino, também se destaca nacionalmente com uma lista impressionante de 809 bandas de música formalmente registradas pela Funarte. Este relato de experiência surge do contato direto previsto por um professor do Conservatório Lobo de Mesquita, localizado em Diamantina/MG, por meio do projeto de extensão "Projeto de Apoio às Bandas de Música". Este projeto envolve o envio de educadores do conservatório para colaborar com maestros e ministrar aulas de teoria musical a cinco bandas da região. Este relato centra-se na Banda Mirim de São Gonçalo do Rio Preto, oferecendo um vislumbre revelado do Conservatório Lobo de Mesquita em Diamantina. Além de descrever as práticas de ensino dessas bandas, este trabalho lança luz sobre a falsa dicotomia entre o ensino formal e informal de música. Ele destaca a sistematização de cuidados empregados pelos maestros na transmissão de conhecimento, organização de ensaios e condução de grupos. Este estudo tem como objetivo contribuir para uma discussão mais abrangente sobre o ensino de música nos conservatórios de Minas Gerais, promovendo uma visão mais inclusiva e valorizando diversas formas de conhecimento musical. Busca-se romper com as tradições tradicionais e enriquecer a prática educacional, acompanhando a importância das bandas de música como ambientes valiosos de aprendizagem musical.

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO SILVA, R. A.; PEREIRA DE TUGNY, R. . O PROJETO DE APOIO ÀS BANDAS DE MÚSICA: Um olhar sobre Conservatórios e Bandas de Música. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 209–222, 2024. Disponível em: http://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/184. Acesso em: 1 nov. 2024.
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Rosângela Pereira de Tugny, Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB/ Docente

Cursou graduação em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), DEA em Música e Musicologia - Université de Tours (Université François Rabelais) (1991) e doutorado em Música e Musicologia - Université de Tours (Université François Rabelais) (1996). Atualmente é professora titular do IHAC do Campus Sosígenes Costa de Porto Seguro e do Centro de Formação em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia. Coordenou projetos no Acervo Curt Lange e no Laboratório de etnomusicologia da UFMG, desenvolvendo pesquisas sobre as práticas musicais indígenas. Publicou livros e artigos sobre música contemporânea e etnomusicologia. Em colaboração com especialistas dos repertórios de cantos do povo Tikmuun-Maxakali, organizou a tradução, edição e publicação de filmes, gravações, livros de tradução de cantos e mitos e livros didáticos. Coordena o Grupo de pesquisas (CNPq) Poéticas ameríndias e é integrante do INCT de Inclusão do Ensino Superior e na Pesquisa (CNPq).

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