O presente número da Educação Básica Revista – EBR – reúne, em seu dossiê “Iniciação à docência", produções textuais resultados destes dois programas de iniciação à docência, apresentados no Encontro de Iniciação à Docência da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (ENID UFVJM) que vem se configurando como um espaço de diálogos sobre as práticas de professores, licenciandos e alunos da Educação Básica, objetivando aproximar os universos escolares e a universidade.

Publicado: 2023-12-31

A VIOLÊNCIA ESCOLAR E SUAS MANIFESTAÇÕES EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Kawany Moreira Soares dos Santos, Sélvia Taciana Josiana Maciel de Paula Silva, Luciana Resende Allain

29-52

CARACTERIZAÇÃO DO USO DE TELAS POR CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS:

Um estudo descritivo

Evelyn Daynnara Miranda Corrêa, Vitória Vila Verde de Souza, Rosane Luzia de Souza Morais, Juliana Nunes Santos

INTEGRANDO TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Explorando a metodologia WebQuest no ensino de Química

Lorena Helena Antônia Vieira Azevedo, Patrícia Machado Oliveira , Michele Conceição Miranda

71-94

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS POR DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

A Avaliação Formativa em questão

Letícia Rodrigues da Silva, Niusarte Virginia Pinheiro, Wederson Marcos Alves, Patrícia Baldow Guimarães

107-126

OS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA PROBLEMÁTICA DAS QUEIMADAS

Larissa Claudino Silva, Graziele Wolff de Almeida Carvalho, Derli Barbosa dos Santos

127-148

NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES A PARTIR DA TECNOLOGIA SOCIAL BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

Natalia de Sousa, Amanaíra Miranda Norões Santos, Luciana Resende Allain, Gabriela Pereira Soares Santos

SERPENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Investigando a relação entre alunos e ofídios em Minas Gerais

Vitor Otávio Ferreira Assunção, Lucas Fernandes Silva, Luciana Resende Allain

163-174

ENCONTRO DE SABERES

Encantarias do Vale do Jequi

Ana Flávia Andrade De Figueiredo, Silvia Regina Paes, Clebson Souza De Almeida, Mayara Monique Pires Soares

175-190

TEXTO, DISCURSO E SABERES TRADICIONAIS

Análise discursiva de uma entrevista com uma mestra do saber no âmbito do Programa Residência Pedagógica

José Cláudio Luiz Nobre, Claudiana Aparecida de Paula, Alcione Aparecida Ferreira, Elisete Martins Da Silva

191-208

ACESSIBILIDADE NO MUSEU DE ZOOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA

Késia Mara Teixeira da Silva, Sandra Regina do Amaral

223-242

EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Juliana Pereira da Silva Soares, Greyd Cardoso Mattos, Simone Grace de Paula, Maria Aparecida Silva Rodrigues Ribeiro

271-286

TORNAR-ME PROFESSORA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

a experiência da Residência Pedagógica

Simone Grace de Paula, Greyd Cardoso Mattos, Zikivane Alves, Gilmara Rodrigues dos Santos

287-304

A JORNADA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CAMINHO DE APRENDIZADO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Tamara Sousa Santos, Greyd Cardoso Mattos, Simone Grace de Paula, Maria Nelzira Cordeiro de Souza

305-320

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

A EXPERIÊNCIA DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFVJM

Silvana de Souza, Simone Grace de PAULA, Greyd Cardoso Mattos, Maria Aparecida Silva Rodrigues Ribeiro

321-349