NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES A PARTIR DA TECNOLOGIA SOCIAL BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo visa caracterizar a Alfabetização Científica de estudantes do ensino médio de uma cidade do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, a partir de atividades com foco na Tecnologia Social Bacia de Evapotranspiração. As atividades foram realizadas na disciplina “Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia” de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública, durante a qual diferentes atividades foram conduzidas visando uma aprendizagem crítica e abrangente do estudante sobre os conteúdos científicos e as dimensões sociais, políticas e econômicas dessa tecnologia social. A partir da Análise de Conteúdo foram analisados 52 questionários, aplicados ao final das atividades, a partir de quatro categorias de análise, segundo o modelo de níveis de Alfabetização Científica de Bybee: Alfabetização Científica Nominal (ACN), Alfabetização Científica Funcional (ACF), Alfabetização Científica Conceitual e Processual (ACP) e Alfabetização Científica Multidimensional (ACM). Os dados apontam que os estudantes, em sua maioria, mobilizaram a ACM, demonstrando a potencialidade da Bacia de Evapotranspiração para uma educação Científica e Tecnológica.
Detalhes do artigo
Referências
ALLAIN, L. R. (org.) Diálogos entre educação e Permacultura: formando professores para a sustentabilidade – atividades interdisciplinares para a educação básica (cartilha). Diamantina: Editora UFVJM, 2020. p.59 , ISBN: 978- 85-7045-053-1
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. In: O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2000. p. 203-203.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
CALVÃO, A. L. Conhecendo algumas tecnologias sociais da Permacultura. In; ALLAIN, Luciana Resende, Geraldo W. Rocha Fernandes(org). Tecnologias sociais da permacultura e educação científica. Livraria da Física, 2022, p 43-47.
DUQUE, T.O.; VALADÃO, J.A.D. Abordagens teóricas de tecnologia social no Brasil. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 11, n. 5, out./dez. 2017.
FUNASA, Fundação Nacional de Saúde (2022) Panorama do Saneamento Rural no Brasil. Acesso em 26 de agosto de 2023, disponível em <http://www.funasa.gov.br/programa-saneamento-brasil-rural>
FOSSÁ, M. I. T. Proposição de um constructo para análise da cultura de devoção nas
empresas familiares e visionárias. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HAZEN, R. M.; TREFIL, J. Saber ciência. São Paulo: Cultura Editores Associados,1995.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/congonhas-do-norte/panorama>
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, p. 45-61, 2001.
LORENZETTI, Leonir. Alfabetização científica e tecnológica na Educação em Ciências: fundamentos e práticas. São Paulo: Livraria da Física, p.47-72, 2021.
MOLISSON, B. Permaculture: a desingner's manual. Ed. Tagari. 1988
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, p. 49-67, 2015.
SNIS, Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento(2020). Acesso em 19 de março de 2023, disponível em <http://www.snis.gov.br/>
VIEIRA, I. BET – Bacia de Evapotranspiração. 2010. Disponível em: <http://www.setelombas.com.br/2010/10/bacia-de-evapotranspiracao-bet/>. Acesso em: 04 de julho de 2023