NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES A PARTIR DA TECNOLOGIA SOCIAL BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

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Natalia de Sousa
Amanaíra Miranda Norões Santos
Luciana Resende Allain
Gabriela Pereira Soares Santos

Resumo

 


O presente estudo visa caracterizar a Alfabetização Científica de estudantes do ensino médio de uma cidade do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, a partir de atividades com foco na Tecnologia Social Bacia de Evapotranspiração. As atividades foram realizadas na disciplina “Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia” de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública, durante a qual diferentes atividades foram conduzidas visando uma aprendizagem crítica e abrangente do estudante sobre os conteúdos científicos e as dimensões sociais, políticas e econômicas dessa tecnologia social. A partir da Análise de Conteúdo foram analisados 52 questionários, aplicados ao final das atividades, a partir de quatro categorias de análise, segundo o modelo de níveis de Alfabetização Científica de Bybee: Alfabetização Científica Nominal (ACN), Alfabetização Científica Funcional (ACF), Alfabetização Científica Conceitual e Processual (ACP) e Alfabetização Científica Multidimensional (ACM). Os dados apontam que os estudantes, em sua maioria, mobilizaram a ACM, demonstrando a potencialidade da Bacia de Evapotranspiração para uma educação Científica e Tecnológica. 


 

Detalhes do artigo

Como Citar
DE SOUSA, N.; MIRANDA NORÕES SANTOS, A. .; RESENDE ALLAIN, L.; PEREIRA SOARES SANTOS, G. NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES A PARTIR DA TECNOLOGIA SOCIAL BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, 2024. Disponível em: http://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/191. Acesso em: 1 nov. 2024.
Seção
DOSSIÊ

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