OS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA PROBLEMÁTICA DAS QUEIMADAS
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Resumo
Sabendo da necessidade de intensificar as ações em educação ambiental pautada nos princípios da formação cidadã, a Alfabetização Científica é uma ótima alternativa. A identificação de Indicadores de Alfabetização Científica (IAC) utilizados pelos estudantes é uma maneira de analisar se as atividades planejadas contribuem para esta alfabetização. O presente estudo tem como objetivo avaliar se a sequência didática proposta para trabalhar educação ambiental com foco nos impactos negativos causados pelas queimadas, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, possibilitou aos estudantes a utilização de IAC e, consequentemente, contribuiu para a Alfabetização Científica. A sequência didática foi realizada em seis aulas e utilizou-se de momentos expositivo dialogados, atividades investigativas, simulação do efeito estufa e quiz sobre mitos e verdades. Os resultados obtidos mostram que a sequência didática possibilitou com que os estudantes apresentassem diversos IAC com destaque para o raciocínio lógico, levantamento de hipóteses, previsão e explicação. A ocorrência desses indicadores sugere que os alunos estão sendo alfabetizados cientificamente e que a multimodalidade de estratégias utilizadas favoreceu o processo de alfabetização.
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