ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS POR DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA A Avaliação Formativa em questão
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Resumo
Apesar dos avanços das pesquisas que tomam como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem, os baixos rendimentos de estudantes em Matemática ainda persistem, em todos os níveis de ensino, como atestam os exames sistêmicos. A persistência desse fenômeno pode ser um indicativo da necessidade de investigar as práticas avaliativas de docentes que ensinam Matemática na Educação Básica, numa perspectiva formativa. Com o olhar direcionado para essa questão, este estudo consistiu em analisar como se constroem as práticas de avaliação de docentes que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas estaduais, sob jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni, MG (SRE), refletindo sobre a avaliação da aprendizagem com a função formativa, as respectivas estratégias utilizadas, bem como as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento de um processo avaliativo qualitativo, conforme preconiza a LDBN nº 9394/96. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, de campo, exploratória, descritiva e explicativa. Os dados foram produzidos por meio de um formulário Google Forms. A população constituiu-se de docentes efetivos, efetivados ou designados, lotados em escolas localizadas nos 31 municípios sob jurisdição da SRE, com uma amostra de 33 respondentes. Foi possível inferir que a avaliação formativa ainda constitui um desafio para os(as) docentes sujeitos da pesquisa. Os resultados apontam para a predominância de aulas expositivas, resolução e correção de exercícios, estratégias estas que, quando utilizadas isoladamente, podem não favorecer o desenvolvimento da prática de avaliação formativa.
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