A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A EXPERIÊNCIA DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFVJM

Conteúdo do artigo principal

Silvana de Souza
Simone Grace de PAULA
Greyd Cardoso Mattos
Maria Aparecida Silva Rodrigues Ribeiro

Resumo

Este relatório reflete sobre a experiência vivenciada na Residência Pedagógica na Escola Municipal Wanderley de Oliveira Brito. Os objetivos específicos são: descrever a experiência como residente no desenvolvimento das atividades realizadas no período de ambientação, observação participante, planejamento e regência na escola-campo e refletir sobre as aprendizagens da docência; refletir sobre a relação teoria e prática na residência pedagógica e na formação do residente e apreender as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação da residente e da preceptora. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa, que teve como procedimentos de investigação a análise documental, a observação participante e a entrevista com a preceptora. O eixo central foi o processo de alfabetização e letramento. A experiência proporcionou relacionar a teoria estudada à prática cotidiana de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A vivência de várias atividades durante a observação participante e a regência, tais como o planejamento das aulas, os projetos A Caixa Maluca e Leiturinha Viajante, voltados à efetivação do processo de alfabetização e letramento, proporcionou outro olhar para o processo de aquisição da leitura e da escrita. O estudo dos documentos que regulamentam ações para o andamento da escola como o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar proporcionou aprendizagens sobre o processo de ensino e a escola. A experiência promovida pelo PRP possibilitou tanto a aquisição de conhecimentos teóricos como momentos de exercício da prática pedagógica para consolidar habilidades necessárias à atuação na educação. Nesse sentido, o PRP permitiu um aprendizado significativo.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE SOUZA, S. .; PAULA, S. G. de; CARDOSO MATTOS, G.; SILVA RODRIGUES RIBEIRO, M. A. . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFVJM. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 321–349, 2024. Disponível em: http://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/202. Acesso em: 1 nov. 2024.
Seção
RELATO DE PRÁTICA
Biografia do Autor

Silvana de Souza, Diretoria de Educação a Distância - DEAD/UFVJM

Residente do PRP do Polo de Francisco Sá do Curso de Licenciatura em Pedagogia – EaD da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da UFVJM.

Simone Grace de PAULA, Diretoria de Educação a Distância - DEAD/UFVJM

Professora Orientadora Voluntária do PRP do Curso de Licenciatura em Pedagogia – EaD da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da UFVJM

Greyd Cardoso Mattos, DCEX/FACSAE/UFVJM

Professora Orientadora do PRP do Curso de Licenciatura em Pedagogia – EaD da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da UFVJM

Maria Aparecida Silva Rodrigues Ribeiro, Escola Municipal Wanderley de Oliveira Brito

Preceptora da Escola Municipal Wanderley de Oliveira Brito, município de Francisco Sá, Minas Gerais, Brasil

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Residência pedagógica, Portaria nº 259, de17 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-deconteudo/19122019-p. Acesso em: 14 fev. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo inclusivo: o direito de ser alfabetizado: ano 3 : unidade 1 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Direto de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília: MEC, SEB, 2012. 48ISBN 978-85-7783-108-11. Alfabetização. 2. Currículo. 3. Educação inclusiva.

BETINI, Geraldo A.. A construção do Projeto Político Pedagógico da escola. EDUC@ação: Revista Pedagógica. UNIPINHAL – Espírito Santo do Pinhal – SP, v. 01, n. 03, p. 37 - 44, jan./dez,. 2005.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FRANCO, M. A. do R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

GANDIN. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 2002.

GARCIA, M,M, Identidade docente. In:OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F.

DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM

KLEIMAN, A. B. O que é Letramento. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.

LAROSSA BONDIA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, nº 19, jan/fev/mar/abr, 2002.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor).

MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/R.J.: Editora Vozes, 1994.

MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Alfabetização e letramento. Construir Notícias. Recife, PE, v. 07 n.37, p. 5-29, nov/dez, 2007.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidades e saberes da docência. In:______(org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999, p. 15-34.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SOARES, M. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, n. 29, fevereiro de 2004. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf.

SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1.ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)