A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A EXPERIÊNCIA DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFVJM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este relatório reflete sobre a experiência vivenciada na Residência Pedagógica na Escola Municipal Wanderley de Oliveira Brito. Os objetivos específicos são: descrever a experiência como residente no desenvolvimento das atividades realizadas no período de ambientação, observação participante, planejamento e regência na escola-campo e refletir sobre as aprendizagens da docência; refletir sobre a relação teoria e prática na residência pedagógica e na formação do residente e apreender as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação da residente e da preceptora. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa, que teve como procedimentos de investigação a análise documental, a observação participante e a entrevista com a preceptora. O eixo central foi o processo de alfabetização e letramento. A experiência proporcionou relacionar a teoria estudada à prática cotidiana de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A vivência de várias atividades durante a observação participante e a regência, tais como o planejamento das aulas, os projetos A Caixa Maluca e Leiturinha Viajante, voltados à efetivação do processo de alfabetização e letramento, proporcionou outro olhar para o processo de aquisição da leitura e da escrita. O estudo dos documentos que regulamentam ações para o andamento da escola como o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar proporcionou aprendizagens sobre o processo de ensino e a escola. A experiência promovida pelo PRP possibilitou tanto a aquisição de conhecimentos teóricos como momentos de exercício da prática pedagógica para consolidar habilidades necessárias à atuação na educação. Nesse sentido, o PRP permitiu um aprendizado significativo.
Detalhes do artigo
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Residência pedagógica, Portaria nº 259, de17 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-deconteudo/19122019-p. Acesso em: 14 fev. 2023.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo inclusivo: o direito de ser alfabetizado: ano 3 : unidade 1 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Direto de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília: MEC, SEB, 2012. 48ISBN 978-85-7783-108-11. Alfabetização. 2. Currículo. 3. Educação inclusiva.
BETINI, Geraldo A.. A construção do Projeto Político Pedagógico da escola. EDUC@ação: Revista Pedagógica. UNIPINHAL – Espírito Santo do Pinhal – SP, v. 01, n. 03, p. 37 - 44, jan./dez,. 2005.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FRANCO, M. A. do R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
GANDIN. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 2002.
GARCIA, M,M, Identidade docente. In:OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F.
DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM
KLEIMAN, A. B. O que é Letramento. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
LAROSSA BONDIA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, nº 19, jan/fev/mar/abr, 2002.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor).
MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/R.J.: Editora Vozes, 1994.
MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Alfabetização e letramento. Construir Notícias. Recife, PE, v. 07 n.37, p. 5-29, nov/dez, 2007.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidades e saberes da docência. In:______(org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999, p. 15-34.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SOARES, M. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, n. 29, fevereiro de 2004. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf.
SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1.ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.