A JORNADA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CAMINHO DE APRENDIZADO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Conteúdo do artigo principal

Tamara Sousa Santos
Greyd Cardoso Mattos
Simone Grace de Paula
Maria Nelzira Cordeiro de Souza

Resumo

Considerando que uma das grandes dificuldades no ensino é a formação dos próprios professores, a residência pedagógica surge como uma oportunidade de vivenciar, no ambiente escolar, o que está sendo aprendido em sala de aula, enquanto licenciando. Nesse sentido, as experiências vivenciadas durante o período da graduação em Pedagogia pela EAD/UFVJM refletem na prática do professor, positiva ou negativamente, quando, posteriormente, se encontrar atuante na sala de aula. Desta forma, este trabalho busca apresentar e discutir as experiências vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Pedagogia EAD da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, realizado em uma escola municipal, na cidade de Capelinha/MG. A escolha dessa experiência se deu, devido a importância da consciência fonológica no processo de alfabetização e desenvolvimento da linguagem. No período de atuação enquanto residente, foram realizadas atividades lúdicas e criativas que tinham como foco a compreensão dos fonemas. Foi possível compreender a importância dos projetos de formação inicial e do aprimoramento profissional constante, além de fortalecer a paixão pelo trabalho docente.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUSA SANTOS, T.; CARDOSO MATTOS, G.; GRACE DE PAULA, S. .; CORDEIRO DE SOUZA, M. N. . A JORNADA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CAMINHO DE APRENDIZADO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 305–320, 2024. Disponível em: http://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/205. Acesso em: 1 nov. 2024.
Seção
RELATO DE PRÁTICA

Referências

BRASIL, CAPES. Edital CAPES nº 06/2018. Brasília. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf>. Acesso em 29 março 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAMPOS, Roselane F. Do professor reflexivo ao professor competente: os caminhos da reforma da formação de professores no Brasil. In: MORAES, M. A; PACHECO, J. A; EVANGELISTA, M. O. (orgs.). Formação de Professores: Perspectivas educacionais e curriculares. Porto, ed: Porto, 2003.

CAPOVILLA A. G. S. & CAPOVILLA, Fernando C. Alfabetização: Método fônico São Paulo, SP: Memnon. (2003).

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, 2011.

FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GUEDES; Luísa Azevedo. O Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II: escritas de formação na área dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2018.

LAMPRECHT et.al. Consciência dos sons da língua. Subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPURS, 2012.

MENDONÇA, Onaide Schwartz; MENDONÇA, Olympio Correa de. Psicogênese da Língua Escrita: contribuições, equívocos e consequências para aalfabetização. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Pró-Reitoria de Graduação. Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. v. 2. p. 36-57.

MOOJEN, Sônia. & SANTOS, Rosângela. Avaliação metafonológica: resultados de uma pesquisa. Letras de hoje, Porto Alegre, v.36, n.03, p.61-79, 2001.

MORAIS, Artur Gomes. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. Os professores e a sua formação. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 2020.

OLIVEIRA, M.A. Trabalhando com a sílaba no ensino da escrita. Revista Educação (Especial Guia da Alfabetização). São Paulo: Segmento, 2010.

PAES, Cristiane Teixeira de Siqueira, PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Habilidades fonológicas em crianças não alfabetizadas e alfabetizadas. Rev CEFAC. 2005.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011.

SEBRA, Alessandra; DIAS, Natália Martins. Métodos de alfabetização: delimitação de procedimentos e considerações para uma prática eficaz. Psicopedagogia, v. 28, n. 87, 2011.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 2015.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Métodos para a leitura, métodos para o contar? Contribuição para a história da educação matemática nos anos iniciais escolares entre 1890- 1930. IN: Perspectiva, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 67-84, jan./abr. 2016.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)