EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
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Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo evidenciar as contribuições que o Programa Residência Pedagógica (PRP) proporciona para formação profissional e constituição da identidade dos licenciandos do curso de Pedagogia da Educação a Distância (EAD) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Polo Francisco Sá, destacando a vivência na turma do 2º ano Alegria, em uma escola municipal na cidade de Francisco Sá. Neste relato foi feita uma descrição das atividades planejadas e vivenciadas, com intuito de identificar, em seus conteúdos, as contribuições do PRP para a formação profissional, bem como para o desenvolvimento da identidade docente. Nota-se que as contribuições do PRP, no período de imersão na Educação Básica, possibilitaram a residente uma vivência mais aprofundada na sua formação inicial. A proposta de experiência foi alcançada por meio das intervenções realizadas com a turma do 2º ano Alegria do Ensino Fundamental, vespertino, com a professora preceptora. A constituição deste trabalho mostrou o quanto é importante para formação docente à articulação entre a teoria e a prática nos cursos de licenciatura. Ao final, sugerimos ainda que novos relatos sobre o PRP sejam realizados, a fim de revelar novas contribuições para formação docente dos licenciandos que fazem parte do programa.
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