RELATO DE EXPERIÊNCIA CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

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Fernanda Martins da Silva
Camila Ribeiro de Matos Pereira

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, tem como propósito incentivar o aprimoramento da formação inicial teórico-prática de professores da Educação Básica nos cursos de Licenciatura. Este relato de experiência busca detalhar uma das intervenções/observações realizadas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, mais especificamente no subprojeto Pedagogia: Alfabetização, da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), na cidade de Diamantina. As atividades foram conduzidas na Escola Estadual Professora Maria Augusta Caldeira Brant, abrangendo três turmas do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental I. Os objetivos da intervenção consistiram na valorização da cultura negra; discussão sobre a importância do combate ao racismo; celebração da cultura negra e suas conquistas; bem como o combate à desigualdade racial. Para atingir tais metas, foram empregados momentos de aprendizagem e ludicidade proporcionadas pela contação de histórias. Após as observações realizadas durante o PRP e o planejamento da intervenção, pode-se testificar que todos os momentos foram valiosos para formação docente, conforme proposto pelo curso de Pedagogia. Além disso, a realização da intervenção permitiu-me diminuir a autocrítica interna e a ansiedade causada pela falta de experiência prática e vivências relacionadas ao ambiente escolar. Sobretudo, a recepção e o interesse dos alunos pela cultura negra foram bastante encantadores.

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Como Citar
MARTINS DA SILVA, F.; RIBEIRO DE MATOS PEREIRA, C. RELATO DE EXPERIÊNCIA : CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 263–270, 2024. Disponível em: http://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/187. Acesso em: 1 nov. 2024.
Seção
RELATO DE PRÁTICA

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