RELATO DE EXPERIÊNCIA CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Programa de Residência Pedagógica (PRP), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, tem como propósito incentivar o aprimoramento da formação inicial teórico-prática de professores da Educação Básica nos cursos de Licenciatura. Este relato de experiência busca detalhar uma das intervenções/observações realizadas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, mais especificamente no subprojeto Pedagogia: Alfabetização, da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), na cidade de Diamantina. As atividades foram conduzidas na Escola Estadual Professora Maria Augusta Caldeira Brant, abrangendo três turmas do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental I. Os objetivos da intervenção consistiram na valorização da cultura negra; discussão sobre a importância do combate ao racismo; celebração da cultura negra e suas conquistas; bem como o combate à desigualdade racial. Para atingir tais metas, foram empregados momentos de aprendizagem e ludicidade proporcionadas pela contação de histórias. Após as observações realizadas durante o PRP e o planejamento da intervenção, pode-se testificar que todos os momentos foram valiosos para formação docente, conforme proposto pelo curso de Pedagogia. Além disso, a realização da intervenção permitiu-me diminuir a autocrítica interna e a ansiedade causada pela falta de experiência prática e vivências relacionadas ao ambiente escolar. Sobretudo, a recepção e o interesse dos alunos pela cultura negra foram bastante encantadores.
Detalhes do artigo
Referências
CADEMARTORI, Lígia. O que é Literatura Infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CURY, A. Qual a importância da contação de história na educação infantil? Escola da Inteligência, 2021. Disponível em: https:// escoladainteligencia.com.br/blog/contação-de-historias-na-educação-infantil /. Acesso em: 26 abr. 2023.
NEDER et al. Importância da contação de histórias como prática educativa no cotidiano escolar. Pedagogia em Ação, v. 1, n. 1, p. 1-141, jan./jun. 2009.
NEVES, L. T. Consciência Negra: professores falam sobre a importância do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Rio Branco, 2020. Disponível em:www.crb.g12.br/Blog/post/2020/11/20/consciencia-negra-professores-falam-sobre-a-importancia-do-ensino-da-historia-e-cultura-afro-brasileira-nas-escolas. Acesso em 26 abr. 2023.
PROGRAD. Programa Residência Pedagógica. UFVJM, 2020. Disponível em: www.ufvjm.edu.br/prograd/2020-03-27-16-25-56.html. Acesso em 26 abr. 2023.
SANTHIAGO, N. S. Contribuições da contação de história no processo de ensino-aprendizagem com foco no ciclo de alfabetização. Caderno de Produção Acadêmico-Científica. Programa de Pós-Graduação em Educação, Vitória ES, v. 24, n. 1, p. 55-75, jan./jun. 2018.
SILVA, M. C. L. A Contação de Histórias: uma ferramenta para alfabetizar letrando no 1º Ano do Ensino Fundamental. Universidade Digital, 2015. Disponível em:https://ud10.arapiraca.ufal.br/repositorio/publicacoes/134 . Acesso em: 07 out. 2023.