CARACTERIZAÇÃO DO USO DE TELAS POR CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS: Um estudo descritivo
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Resumo
As telas que antigamente se restringiam à televisão, ampliaram para dispositivos de mídia, como tablets e smartphones, e pertencem à rotina das pessoas dos mais variados níveis socioeconômicos e faixas etárias. O uso das mídias aumentou exponencialmente entre crianças da primeira infância, ou seja, aquelas entre 0 a 6 anos de idade. Assim, existe a necessidade de conhecimento sobre quais são as mídias digitais que as crianças utilizam, qual o tempo que elas passam e com qual finalidade. Tem como objetivo caracterizar o uso de telas por crianças de 2 a 3 anos de idade. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, descritivo composto por crianças matriculadas em escola infantil pública do município de Diamantina, Minas Gerais. Foi aplicado o Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB) da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) e o Questionário sobre Utilização de Mídias Interativas. Para análise de dados um banco de dados específico foi elaborado no Software SPSS22.0 (Statistical Package for the Social Sciences) no qual foram alocados dados específicos da pesquisa. A pesquisa evidenciou que as crianças estudadas fazem o uso de tela por um tempo além do recomendado para a primeira infância, sendo a televisão e o celular as principais mídias interativas utilizadas. Foi constatado o início de uso precoce das telas, as atividades geralmente passivas e muitas vezes utilizadas para distrair a criança em público ou em casa. Faz-se necessário reforçar as orientações para os pais sobre alguns elementos importantes em relação ao uso de mídias interativas pelas crianças.
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