ACESSIBILIDADE NO MUSEU DE ZOOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA
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Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar a acessibilidade do Museu de Zoologia do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista. Para tanto, estruturou-se a partir de pesquisa bibliográfica um referencial teórico que permitiu sinalizar as características de uma sociedade inclusiva, bem como definir categorias e critérios de análise da acessibilidade, neste percurso identificou-se os espaços científico-culturais mineiros, e por fim, foi-se a campo e por meio da observação, verificou-se os critérios presentes no Museu de Zoologia. A categorização e análise dos dados recebeu uma abordagem qualitativa e nos leva a defesa de que uma sociedade inclusiva precisa primar pela acessibilidade, para garantir os direitos de todos os cidadãos, independente de suas condições físicas, sensoriais e intelectuais, neste sentido, os espaços científico-culturais de popularização da ciência e tecnologia, como os museus, precisam ser acessíveis. O Museu de Zoologia atende hoje a aproximadamente um terço dos critérios analisados e os envolvidos demonstram um esforço para ampliar suas qualidades de acessibilidade, bem como ciência da necessidade de apropriação de recursos tecnológicos neste processo, um movimento que já foi iniciado pelo mentor e atual gestor do espaço, Marcelo Filardi.
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Referências
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