ENCONTRO DE SABERES Encantarias do Vale do Jequi
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo traz um relato de experiência de interseccionalidade entre ensino-pesquisa-extensão, construído e executado no ano de 2022 pela Comissão Encontro de Saberes na UFVJM junto com mestras e mestres da tradição convidados. A disciplina foi dividida em módulos e conduzida especialmente por mestres e mestras da tradição, de modo que os saberes de comunidades tradicionais puderam ser refletidos e transmitidos por seus principais representantes, garantindo seu protagonismo e o diálogo pluriepstêmico entre saberes tradicionais e saberes científicos. O trabalho seguiu a metodologia de trabalho proposta pelos mestres e mestras, em parceria dos professores envolvidos com a Comissão Encontro de Saberes entre outubro e dezembro de 2022. As mestras/ mestres planejaram e produziram as aulas previamente, de maneira que suas experiências fossem transmitidas com qualidade. Tiveram a oportunidade, inclusive, de apresentar suas práticas realizadas nos agroecossistemas e nas comunidades tradicionais nas atividades de campo (tempo comunidade) da disciplina. Assim, os estudantes tiveram a experiência de ouvir e aprender com os mestres e de interagir com eles por meio de debates, perguntas e diálogos em seus próprios territórios. Um dos principais pilares da Política do Encontro de Saberes, presente já em cerca de 20 instituições públicas universitárias brasileiras é a inclusão de mestras e mestres e seus saberes como protagonistas de atividades de ensino, pesquisa e extensão em nossas instituições, promovendo espaços de diálogo, fortalecimento de laços entre universidade e seus principais territórios de abrangência, constituindo de fato a implementação de cotas epistêmicas em nossas instuições.
Detalhes do artigo
Referências
CARVALHO, José J.; ÁGUAS, Carla L. P. (2015). “Encontro de Saberes: um desafio teórico, político e epistemológico”, in Teresa Cunha & Boaventura Santos (orgs.), Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: Aprendizagens Globais Sul-Sul, Sul- Norte e Norte-Sul - Atas, Coimbra: Centro de Estudos Sociais, pp.1017-1027.
CARVALHO, José J.; FLÓREZ, Juliana F. (2014a). “Encuentro de Saberes: proyecto para decolonizar el conocimiento universitário eurocêntrico”, in Nómadas, nº 41, pp.131-147. CARTA DAS CULTURAS POPULARES. Disponível em: http://culturadigital.br/setorialculturaspopulares/files/2010/02/2005-CARTA-DAS-CULTURAS- POPULARES -DE-BRASILIA-SID.pdf DECRETO Nº 6.177, DE 1º DE AGOSTO DE 2007.
Livro
SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos: modos e significações. 2ª ed. Brasília, Associação de Ciências e Saberes para o Etnodesenvolvimento AYÔ, 2019.