CRENÇAS DOS ATORES PEDAGÓGICOS DIANTE DOS CENÁRIOS INCLUSIVOS PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA CONSTRUÍDOS NO ÂMBITO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

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Tula Morais
Dionízio Santana Oliveira
Sara Wnuk

Resumo

Considerando o período pós-pandêmico e o impacto do isolamento social na aprendizagem matemática, pensou-se para o subprojeto de Matemática do Programa Residência Pedagógica da UFVJM, a construção de cenários inclusivos para aprendizagem. O presente relato tem por objetivo refletir sobre as crenças dos atores pedagógicos integrantes do programa RP frente aos cenários inclusivos de aprendizagem matemática construídos. A questão de pesquisa norteadora desse estudo é: quais as crenças referentes aos cenários de aprendizagem construídos são apresentadas pelos atores pedagógicos? Pressupostos da neurociência cognitiva segundo Amaral e Guerra (2015) evidenciam funções cognitivas como memória, atenção e emoção servindo de aporte teórico, assim como os cenários inclusivos para aprendizagem de Fernandes e Healy (2015) e a afetividade nas atividades matemáticas por Chacón (2003). A investigação tem cunho qualitativo, razão pela qual descreveu-se a estrutura adotada para a construção dos cenários inclusivos, acompanhada das entrevistas e depoimentos coletados junto aos participantes. Os resultados apresentam crenças positivas dos participantes, revelando mudanças relevantes no comportamento e aprendizagem dos alunos participantes do programa, tais como desejo de participar dos encontros, socialização das práticas desenvolvidas para os demais colegas de classe, melhoria na memorização dos fatos fundamentais, maior disposição e prazer pelas atividades matemáticas.

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Como Citar
MORAIS, T. .; SANTANA OLIVEIRA, D. .; WNUK, S. CRENÇAS DOS ATORES PEDAGÓGICOS DIANTE DOS CENÁRIOS INCLUSIVOS PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA CONSTRUÍDOS NO ÂMBITO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA . Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 243–262, 2024. Disponível em: http://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/203. Acesso em: 1 nov. 2024.
Seção
RELATO DE PRÁTICA
Biografia do Autor

Dionízio Santana Oliveira, Escola Estadual Dr. Manoel Esteves

Mestre em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri (2021). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri (2018). Atualmente é professor de matemática do Governo do Estado de Minas Gerais. Principais atuações envolvem os temas: Educação inclusiva, ensino-aprendizagem de Matemática, material didático, deficiência visual, e lógica.  

Sara Wnuk, Escola Estadual São Sebastião

Especialista em Ensino-Aprendizagem da Matemática pela Faculdade do Noroeste de Minas. Licenciada em Matemática pela Faculdade da Região dos Lagos e graduada em Administração pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro.  Atua na Educação em escolas privadas e públicas da cidade de Teófilo Otoni há trinta anos. Integra o Programa Residência Pedagpogica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha há três edições.   

Referências

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