O DIREITO DE ACESSO À EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO: Uma revisão sistemática

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Bárbara Canuto
Cláudia Niquini

Resumo

O presente estudo configura-se como uma revisão sistemática, de abordagem qualitativa, que buscou compreender como a literatura tem tratado o assunto Educação Prisional no Brasil. Para tanto, realizou-se a busca nas bases de dados Scielo e CAPES, com intervalo de produção entre os anos de 2018 a 2022 no intuito de refletir sobre as publicações científicas que foram publicizadas neste intervalo de tempo e os objetos de estudos abordados na temática. Para análise de dados, utilizou-se da técnica de criação de categorias. Os estudos nos mostram a falta de conhecimento por parte dos professores em relação ao ambiente prisional e às práticas pedagógicas (e condutas) nesse espaço; o baixo número de publicações que versam sobre educação prisional; e a necessidade de formação inicial e continuada para docentes nestes contextos, no esforço de favorecer conhecimentos e maior clareza sobre as escolas prisionais e, possivelmente, aproximar os professores deste ambiente que oferta educação.

Detalhes do artigo

Como Citar
CANUTO, B.; NIQUINI, C. O DIREITO DE ACESSO À EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO: : Uma revisão sistemática. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 17–28, 2024. Disponível em: http://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/197. Acesso em: 1 nov. 2024.
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Cláudia Niquini, UFVJM

Bárbara Canuto

Licenciada em Educação Física pela Unversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Mestranda em Educação pelo programa de Pós Graduação Stricto Senso em Educação (UFVJM)

 

Cláudia Niquini

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora da Pós Graduação Stricto Senso em Educação e departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Diamantina, MG - Brasil

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