EXPERIÊNCIAS DO PLANEJAMENTO E DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CONTRIBUIÇÕES DA REGÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
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Resumo
O presente trabalho consiste em um relato das experiências adquiridas a partir da participação, como residente, no Programa Residência Pedagógica (PRP), no Núcleo Pedagogia-alfabetização, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A experiência relatada possibilitou estabelecer uma relação universidade, como instituição formadora, e escolas de educação basica, oportunizando aos residentes a participação ativa no cotidiano da escola tal como esta se configura na realidade. Discorre com maior ênfase sobre as experiências do planejamento e da ludicidade como abordagem pedagógica e sobre as contribuições da regência, como atividade do PRP, para formação na licenciatura. Ese trabalho é de carácter descritivo e se desenvolve a partir de uma abordagem crítico-reflexiva das vivências, observações e regência durante a participação no Programa. Para tanto, considerando que o processo de formação é contínuo, o PRP torna-se imprescindível para a formação docente, uma vez que promove significativas interações no percurso da formação dos futuros professores, inserindo-os na realidade a qual , possivelmente, irão fazer parte.
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