EXPERIÊNCIAS DO PLANEJAMENTO E DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CONTRIBUIÇÕES DA REGÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

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Gelciane Aparecida Silva
Camila Ribeiro de Matos Pereira
Denise da Silva Braga

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato das experiências adquiridas a partir da participação, como residente, no Programa Residência Pedagógica (PRP), no Núcleo Pedagogia-alfabetização, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A experiência relatada possibilitou estabelecer uma relação universidade, como instituição formadora,  e escolas de educação basica, oportunizando aos  residentes a participação ativa no cotidiano da escola tal como esta se configura na realidade. Discorre com maior ênfase sobre as experiências do planejamento e da ludicidade como abordagem pedagógica e sobre as contribuições  da regência, como atividade do PRP,  para formação na licenciatura. Ese trabalho é de carácter descritivo  e se desenvolve a partir de uma abordagem crítico-reflexiva das vivências, observações e regência durante a participação no Programa. Para tanto, considerando que o processo de formação é contínuo, o PRP torna-se imprescindível para a formação docente, uma vez que promove significativas interações no percurso da formação dos futuros professores, inserindo-os na realidade a qual , possivelmente, irão fazer parte.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA , G. A. .; PEREIRA, C. R. de M. .; BRAGA, D. da S. EXPERIÊNCIAS DO PLANEJAMENTO E DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA REGÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 35–44, 2023. Disponível em: http://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/96. Acesso em: 1 nov. 2024.
Seção
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

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