A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM AS QUESTÕES DE GÊNERO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

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Natália de Paula Passos
Camila Ribeiro de Matos Pereira
Denise da Silva Braga

Resumo

Esse relato discute a importância dos estudos de gênero no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Tem como objetivo dialogar com a bibliografia, buscando elucidar  elementos para a reflexão que possam fortalecer a identidade desde a infância em ser, ter e se perceber como indivíduos pensantes e transformadores dos padrões de gênero naturalizados socialmente. As observações e interações oportunizadas pelo PRP, durante a licenciatura em Pedagogia, enfatizam a relevância do trabalho pedagógico com as questões de gênero desde o ensino fundamental. Ao abordar os gêneros no currículo da escola, são produzidos espaços importantes para trabalhar o enfrentamento ao machismo, à homofobia    e ao sexismo.

Detalhes do artigo

Como Citar
PASSOS , N. de P. .; PEREIRA , C. R. de M. .; BRAGA, D. da S. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM AS QUESTÕES DE GÊNERO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 55–64, 2023. Disponível em: http://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/97. Acesso em: 1 nov. 2024.
Seção
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Referências

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