A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM AS QUESTÕES DE GÊNERO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse relato discute a importância dos estudos de gênero no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Tem como objetivo dialogar com a bibliografia, buscando elucidar elementos para a reflexão que possam fortalecer a identidade desde a infância em ser, ter e se perceber como indivíduos pensantes e transformadores dos padrões de gênero naturalizados socialmente. As observações e interações oportunizadas pelo PRP, durante a licenciatura em Pedagogia, enfatizam a relevância do trabalho pedagógico com as questões de gênero desde o ensino fundamental. Ao abordar os gêneros no currículo da escola, são produzidos espaços importantes para trabalhar o enfrentamento ao machismo, à homofobia e ao sexismo.
Detalhes do artigo
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22017.pdf?query=curriculo. Acesso em: 10 jun. 2022.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011.
DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural. In: _____ (org) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. 2ª. reimpressão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996.
LOURO, Guacira Lopes . Gênero, sexualidade. e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 4 ed. Vozes: Petrópolis, 1997.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. Martins Fontes, São Paulo, 1998.