O CINEMA E O ENSINO DE HISTÓRIA UMA INTERAÇÃO CONTADA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE UM PODCAST PELOS ALUNOS DO SERTÃO DO PAJEÚ

Conteúdo do artigo principal

Luiz Adriano Lucena Aragão
Elizângela Nunes Sousa

Resumo

O desinteresse dos historiadores pelo cinema enquanto documento audiovisual fez com que o potencial histórico disposto na produção cinematográfica não fosse estudada nos cursos de graduação e na formação docente nas aulas de história. O que gerou no ensino de história uma prática de análise dos filmes desprovida de metodologia. Essa demora para o cinema adentrar nas escolas diz respeito à importância dada pelos historiadores apenas aos documentos escritos. Ao aproximar, o cinema, do ensino de história é possível ter um outro alcance pedagógico. Partindo desta última premissa, o objetivo deste texto é apresentar a experiência desenvolvida na especialização de Metodologia do Ensino de História, na Faculdade do Sertão do Pajeú-FASP, situada no município de Afogados da Ingazeira, estado de Pernambuco, por alunos da referida especialização que atuam como professores nas escolas municipais e estaduais da região. Utilizamos as referências de Marc Ferro (2010), Circe Bittencourt (2011) Kátia Abud (2003) no intuito de problematizar o uso do cinema nas aulas de história. Na metodologia desenvolveu-se um Podcast em cinco etapas:  01 – construção temática – o cinema como recurso didático no ensino de história, 02 – roteirização, 03 – pesquisa sobre o tema, 04 – elaboração da entrevista e 05 – escolha das entrevistadas. Como resultado do debate proposto compreende-se hoje que filmes (históricos) ou mesmo aqueles que tenham como temática realidades diversas, possuem valor didático semelhante a um texto ou a um livro de história. A película deixa de ser algo meramente ilustrativo para ser uma representação da realidade passível de diversas análises teórico-metodológicas. 


 

Detalhes do artigo

Como Citar
LUCENA ARAGÃO, L. A.; NUNES SOUSA, E. O CINEMA E O ENSINO DE HISTÓRIA : UMA INTERAÇÃO CONTADA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE UM PODCAST PELOS ALUNOS DO SERTÃO DO PAJEÚ. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. p. 19–30, 2021. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/1. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
ARTIGOS

Referências

ABUD, Kátia Maria. A construção de uma Didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. História, v. 22, n. 1, p. 183-193, 2003

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. (1977). Lisboa (Portugal): Edições, v. 70, 2010.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasilia: MEC/SEF, 1998. 108 p.

CAIMI, Flavia Eloisa. O livro didático de história e suas imperfeições: repercussões do PNLD após 20 anos. In: Helenice Aparecida Bastos Rocha; Luís Reznik; Marcelo de Souza Magalhães. (Org) Livros Didáticos De História - Entre Políticas e Narrativas. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017, v. 1, p. 23-45.

FERRO, Marc. Cinema e história. Paz e terra, 2010.

FONSECA, Selva Guimarães A História na Educação Básica: Conteúdos, abordagens e metodologias.

MOURA, Adelina; CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Podcast: uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. In Rui José & C. Baquero , (eds), Conference on Mobile and Ubiquitous Systems (CSMU 2006) Universidade do Minho: Braga, p. 155-158, 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/11328/476. Acesso em 03 de janeiro de 2020.