RELATO DE EXPERIÊNCIA – RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ESCOLA DE MINAS GERAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica foram desenvolvidas atividades, seguindo a modalidade de ensino remoto. Foram realizadas reuniões mensais com os demais residentes e professores orientadores, onde os residentes puderam compartilhar experiências e dificuldades ao longo do módulo. Houve a participação de eventos online com temas voltados para a formação docente, com informações e metodologias que podem agregar na educação básica, tanto relacionadas a ferramentas como formas de trabalha-las. Durante o programa foram realizadas oficinas, aulas expositivas e desenvolvido regências acerca de temas que estavam sendo trabalhados nas escolas. Ao acompanhar os alunos, foram planejadas e desenvolvidas duas aulas de revisão, referentes aos assuntos trabalhados com os alunos ao longo dos bimestres. Ainda foi escrito em um evento um artigo referente ao trabalho realizado pelos residentes, referente a análise da qualidade do material disponibilizado pelos alunos. Todas as atividades desenvolvidas durante o programa foram enriquecedoras para a formação profissional, visto que vivenciamos a realidade escola durante o ensino remoto e seu retorno presencial, junto as suas especificidades e dificuldades.
Detalhes do artigo
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
MEC. Planos Subnacionais de educação, MEC, 2018. Disponível em: < http://pne.mec.gov.br/ >. Acesso em: 07/10/2021.
MEC. Programa Residência Pedagógica. CAPES, 2020. Disponível em: < https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>. Acesso em: 07/10/2021.