EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E LEGITIMIDADE Reflexões a partir de ações de professores do Ensino Fundamental
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Resumo
Esta pesquisa, oriunda do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará (PIBIC-UFPA), buscou investigar e discutir o corpo, as práticas corporais e a legitimidade da Educação Física no Ensino Fundamental na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará a partir da perspectiva de duas docentes da instituição, tendo como fonte de análise os planejamentos de ensino e uma entrevista semiestruturada realizada com as professoras. Teve como objetivo geral: compreender o modo como professoras do Ensino Fundamental (anos finais) da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará atuam na cultura escolar em busca por reconhecimento da disciplina de Educação Física e de um novo lugar para o corpo em suas práticas de escolarização. Aponta que ações de valorização da relação teoria e prática, consideração de uma perspectiva ampliada de corpo e de efetivação crítica do planejamento ajudam a legitimar a Educação Física na escola.
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