EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E LEGITIMIDADE Reflexões a partir de ações de professores do Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Renan Santos Furtado
Tayna Keicy da Silva Freitas

Resumo

Esta pesquisa, oriunda do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará (PIBIC-UFPA), buscou investigar e discutir o corpo, as práticas corporais e a legitimidade da Educação Física no Ensino Fundamental na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará a partir da perspectiva de duas docentes da instituição, tendo como fonte de análise os planejamentos de ensino e uma entrevista semiestruturada realizada com as professoras. Teve como objetivo geral: compreender o modo como professoras do Ensino Fundamental (anos finais) da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará atuam na cultura escolar em busca por reconhecimento da disciplina de Educação Física e de um novo lugar para o corpo em suas práticas de escolarização. Aponta que ações de valorização da relação teoria e prática, consideração de uma perspectiva ampliada de corpo e de efetivação crítica do planejamento ajudam a legitimar a Educação Física na escola.

Detalhes do artigo

Como Citar
FURTADO, R. S.; FREITAS , T. K. da S. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E LEGITIMIDADE: Reflexões a partir de ações de professores do Ensino Fundamental. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, 2024. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/115. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
CADERNOS DA GRADUAÇÃO
Biografia do Autor

Renan Santos Furtado , Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Professor temporário da SEDUC/PA entre 2017 e 2018, lotado na Unidade Regional de Educação 20. Professor Substituto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) entre 2018 e 2020. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA), atuando na linha de pesquisa "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuando como Revisor de trabalhos acadêmicos para eventos nacionais da entidade e como membro da Coordenação e Comitê Científico do GTT de Epistemologia na gestão 2021/2023. Atua como Revisor/Parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Arquivos em Movimento (UFRJ), Interfaces da Educação (UEMS), Educación Física y Deporte (EFYD), Olhares & Trilhas (UFU), Conexões (UNICAMP), Debates em Educação (UFAL), ETD - Educação Temática Digital (UNICAMP), Linhas Críticas (UNB), Retratos da Escola (CNTE) e Ensino, Educação e Ciências Humanas (KROTON Educacional). Coordena e colabora em projetos de pesquisa, desenvolve orientações, estudos e investigações na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Políticas e Teorias Educacionais; Educação Física Escolar; Práticas Corporais; Corpo e Educação e Questões Epistemológicas da Educação e da Educação Física.

Tayna Keicy da Silva Freitas , Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade federal do Pará (UFPA) no ano de 2022. coordenadora do cargo de secretaria e finanças do Centro Acadêmico de Educação Física (CAEF) da UFPA nos anos de 2019 a 2021. uma vez bolsista de Iniciação Cientifica (PIBIC) pela UFPA. Fez parte do grupo do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), na linha de pesquisa Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais. Tem interesse em estudos e pesquisas na área de Educação, a partir dos temas: Cultura Corporal, Práticas Corporais. 

Referências

ALMEIDA, F. Q. Educação Física escolar e práticas pedagógicas inovadoras: uma revisão. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 21, n. 03 p. 7-16, set./dez., 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BELÉM. Perfil curricular da disciplina de Educação Física da Escola de Aplicação da UFPA. Universidade Federal do Pará – Escola de Aplicação, 2014.

BETTI, M. O que a semiótica inspira ao ensino da Educação Física. Discorpo. São Paulo, n. 3, p. 25-45, 1994.

BETTI, M. Por uma teoria da prática. Motus Corporis, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2. p. 51-72. dez. 1996.

BRACHT, V. A Educação Física brasileira e a crise da década de 1980: entre a solidez e a liquides. IN: MEDINA, J. P. S (org.). A educação Física cuida do corpo... e “mente”: novas contradições e desafios do século XXI. 26. ed. Campinas, SP: Papirus, 2017.

BRACHT, V. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in) feliz. 4. ed. unijuí, 2014.

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, v. 19, p. 69-88, 1999.

CAMPOS A. P. O Planejamento Estratégico e as Competências de Perrenoud para o Ofício Docente: Considerações para a Educação Física. Rev Bras Ciênc Esporte 2002;23(2):149- 163.

DE SOUZA, R. A. P; NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial. Pensar a Prática, v. 25, 2022.

FURTADO, R. S; MONTEIRO, E. P. C; VAZ, A. F. Lutas no Ensino Médio: conhecimento e ensino. Cadernos de Formação RBCE, p. 57-69, mar. 2019.

GANDIN D. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político religioso e governamental. 19.ed. Petrópolis: Vozes; 2011.

LOPES, M. R. S et al. A prática do planejamento educacional em professores de educação física: construindo uma cultura do planejamento. Journal of Physical Education, v. 27, 2017.

MARAUN, H. K. Ensino-aprendizagem aberto às experiências: sobre a gênese e estrutura da aprendizagem autodeterminada na educação física. In: KUNZ, E.; TREBELS, A. H. (Org.). Educação Física crítico-emancipatória: com uma perspectiva da pedagogia alemã do esporte. Ijuí: Unijuí, 2006. p. 177 – 202.

MARCON, D; GRAÇA SANTOS; A; NASCIMENTO, J. Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo. Rev Bras Educ Fís Esporte 2011;25(2):323-39.

MINAYO, M. C. S (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. Ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2013.

MIRANDA, André. Organização do trabalho pedagógico da disciplina de Educação Física na Escola de Aplicação da UFPA-EAUFPA. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

PICH, S; SCHAEFFER, P; CARVALHO, L. O caráter funcional do abandono do trabalho docente na Educação Física na dinâmica da cultura escolar. Educação, Santa Maria. v. 38.n, 3. p. 631-640, set./dez. 2013.

PUCCI, B; COSTA, B; DURÃO, F. Teoria crítica e crises: reflexões sobre

cultura, estética e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. E. atual. São Paulo: Cortez Editora, 2016.

SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. 4. ed. Campinas: Papirus, 2007.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.