UMA ANÁLISE DOS RELATOS DOCENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHNHA E MUCURI (UFVJM)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto a seguir se propõe ser uma apresentação em forma de síntese do conjunto de relatos de experiências realizados por graduandos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) através de suas atuações no programa de Residência Pedagógica. Objetiva-se construir um nexo condutor entre os relatos relacionando-os com as especificidades educacionais da região dos vales, buscando refletir sobre formas de enfrentamento das demandas observadas através do levantamento das questões problemas apresentadas pelos autores discentes/docentes. Busca-se nessa síntese reflexiva um diálogo com autores como Paulo Freire (2015 e 2019), Celso dos Santos Vasconcelos (2003), José Carlos Libâneo (2013), entre outros.
Detalhes do artigo
Referências
BRASIL. LEI N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB. Brasília, DF, 1996.
FREIRE, Paulo. “Política e educação”. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. “Didática”. São Paulo: Cortez, 2013.
NÓVOA, António. “Profissão professor”. Portugal: Porto Editora, 1995.
PIMENTE, Selma Garrido. “O Estágio na Formação de Professores. Unidade teoria e prática?” São Paulo: Cortez, 2011.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. “Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação”. São Paulo: Libertad, 2003.
VELOSO, F. S.; PIVOVAR, A. Residência pedagógica nas IES: programa de aperfeiçoamento do estágio curricular obrigatório? Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 13, n. 26, p. 187-200, 2021. Disponivel em: file:///C:/Users/wesle/Downloads/RESID%C3%8ANCIA%20PEDAG%C3%93GICA%20NAS%20IES.pdf. Acesso em: 05 set. 2022.