CARACTERIZAÇÃO DO USO DE TELAS POR CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS: Um estudo descritivo

Conteúdo do artigo principal

Evelyn Daynnara Miranda Corrêa
Vitória Vila Verde de Souza
Rosane Luzia de Souza Morais
Juliana Nunes Santos

Resumo

As telas que antigamente se restringiam à televisão, ampliaram para dispositivos de mídia, como tablets e smartphones, e pertencem à rotina das pessoas dos mais variados níveis socioeconômicos e faixas etárias. O uso das mídias aumentou exponencialmente entre crianças da primeira infância, ou seja, aquelas entre 0 a 6 anos de idade. Assim, existe a necessidade de conhecimento sobre quais são as mídias digitais que as crianças utilizam, qual o tempo que elas passam e com qual finalidade. Tem como objetivo caracterizar o uso de telas por crianças de 2 a 3 anos de idade. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, descritivo composto por crianças matriculadas em escola infantil pública do município de Diamantina, Minas Gerais. Foi aplicado o Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB) da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) e o Questionário sobre Utilização de Mídias Interativas. Para análise de dados um banco de dados específico foi elaborado no Software SPSS22.0 (Statistical Package for the Social Sciences) no qual foram alocados dados específicos da pesquisa. A pesquisa evidenciou que as crianças estudadas fazem o uso de tela por um tempo além do recomendado para a primeira infância, sendo a televisão e o celular as principais mídias interativas utilizadas. Foi constatado o início de uso precoce das telas, as atividades geralmente passivas e muitas vezes utilizadas para distrair a criança em público ou em casa. Faz-se necessário reforçar as orientações para os pais sobre alguns elementos importantes em relação ao uso de mídias interativas pelas crianças. 

Detalhes do artigo

Como Citar
DAYNNARA MIRANDA CORRÊA, E.; VILA VERDE DE SOUZA, V. .; LUZIA DE SOUZA MORAIS, R.; NUNES SANTOS, J. . CARACTERIZAÇÃO DO USO DE TELAS POR CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS: : Um estudo descritivo. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, 2024. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/185. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
DOSSIÊ

Referências

Associações Brasileiras de Empresas de Pesquisa (ABEP). Critério de classificação econômica Brasil. 2018. Disponível em: https://www.abep.org/criterio-brasil.

AHEARNE et al. Touch-screen technology usage in toddlers. Archives of Disease in Childhood. v. 101, n. 2, p. 181-183. 2015. Disponível em: https://adc.bmj.com/content/101/2/181.short.

ALMEIDA, M. L. O uso de mídias digitais na primeira infância: tecnointerferência, variáveis associadas ao uso e proposta de intervenção. 2021. 76 p. Tese (Doutora em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/236113.

ARANTES, M. C. B., DE-MORAIS, E. A. Exposição e uso de dispositivo de mídia na primeira infância. Residência Pediátrica. v. 12, n. 4. 2022. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/residenciapediatrica.com.br/pdf/pprint535.pdf

BLACK, M. M. et al. Early childhood development coming of age: science through the life course. The Lancet, v. 389, n. 10064, p. 77–90, 2017. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-67361631389-7/fulltext.

CARDOSO, P. C. et al. Changes in Screen Time in Brazil: A Time-Series Analysis 2016- 2021. American Journal of Health Promotion. v. 37, n. 5, p.681-684. 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/08901171231152147.

CAMERINI, A, L. et al. The impact of screen time and green time on mental health in children and adolescents during the COVID-19 pandemic. Elsevier. Computers in Human Behavior Reports. n. 7. 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2451958822000380.

COMMON SENSE MEDIA. The common sense census: Media use by kids age zero to eight. Common Sense Media, 2017. Disponível em: https://cdn.cnn.com/cnn/2017/images/11/07/csm_zerotoeight_full.report.final.2017.pdf.

GUEDES S. C. et al., A utilização de mídias interativas por crianças na primeira infância — um estudo epidemiológico. Revista Paulista Pediatria. v. 38, e2018165, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/kXbZdJr9Frx6JfdxwbPgYNt/?lang=pt.

HINIKER, A. et al. Touchscreen Prompts for Preschoolers: Designing Developmentally Appropriate Techniques for Teaching Young Children to Perform Gestures. Human Centered Design and Engineering University of Washington, p. 109-118, 2015, Medford, MA, USA. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/2771839.2771851.

JAGO, R. et al. General and specific approaches to media parenting: A systematic review of current measures, associations with screen-viewing, and measurement implications. Rev. Childhood obesity. v. 9, Supplement 1. 2013. Disponível em: https://www.liebertpub.com/doi/full/10.1089/chi.2013.0031.

KABALI, H. K., et al., Exposure and Use of Mobile Media Devices by Young Children. Pediatrics. v. 136, n. 6, p. 1044-1050, 2015. Disponível em: https://publications.aap.org/pediatrics/article-abstract/136/6/1044/33852/Exposure-and-Use-of-Mobile-Media-Devices-by-Young.

LOVATO, S. B.; WAXMAN, S. R. Young children learning from touch screens: Taking a wider view. Frontiers in Psychology, v. 7, p. 1–6, 2016. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2016.01078/full.

MARTINS, R. C. O. Tempo de tela no lazer e consumo alimentar de adultos brasileiros. 2022. 244 p. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/46629.

NOBRE J. N. P., et al. Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 3, p. 1127-1136, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/GmStpKgyqGTtLwgCdQx8NMR/?lang=pt&format=html.

OURIQUE, M. L. H. et al. Infâncias conectadas na pandemia de Covid-19: construções emergentes na educação infantil. REVASF, Brasil, v. 10, n. 22, p. 600-628, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1260.

REGIS COLEGE. Effects of Technology on Children During a Pandemic. 2021. Disponível em: https://online.regiscollege.edu/blog/effects-of-technology-on-children/.

RIDEOUT, V. The Common Sense census: Media use by kids age zero to eight. Common Sense Media inc. 2017. all rights reserved. Disponível em: https://cdn.cnn.com/cnn/2017/images/11/07/csm_zerotoeight_full.report.final.2017.pdf.

RUSSO-JOHNSON, C., et al. All Tapped Out: Touchscreen Interactivity and Young Children’s Word Learning. Frontiers in Psychology, v. 8, n. 578, 2017. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.00578/full?&utm_source=Email_to_authors_&utm_medium=Email&utm_content=T1_11.5e1_author&utm_campaign=Email_publication&field=&journalName=Frontiers_in_Psychology&id=220771.

SCHOEPPE, S. et al. How is adults’ screen time behaviour influencing their views on screen time restrictions for children? A cross-sectional study. BMC Public Health, v. 16, n. 201, p. 1-5, 2016. Disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-016-2789-3.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Saúde da criança e adolescentes na era digital. Manual de orientação. Departamento de Adolescência, n. 01, Outubro de 2016. Disponível em: https://nutritotal.com.br/pro/wpcontent/uploads/2019/03/Manual_orienta%C3%A7%C3%B5es_era_digital.pdf.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Uso saudável de telas, tecnologias e mídias nas creches, berçários e escolas. Departamentos Científicos de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento e de Saúde Escolar. n. 06, junho de 2019. Disponível em: https://www.politicasobredrogas.pr.gov.br/sites/depsd/arquivos_restritos/files/documento/2020-07/slide_03_-_dt_-_uso_saudavel_telas_tecnologias_e_midias.pdf.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. #Menos telas #Mais saúde. Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital (2019-2021). Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf.

SOUTO, P. H. S.; et al. Tablet Use in Young Children is Associated with Advanced Fine Motor Skills. Journal of Motor Behavior, v. 52, n. 2, p. 196–203. 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31007146/.

STRAKER, L.; POLLOCK, C. Optimizing the interaction of children with information and ocommunication technologies. Ergonomics, v. 48, n. 5, p. 506-521, 2005. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16040523/.