ACESSIBILIDADE NO MUSEU DE ZOOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA

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Késia Mara Teixeira da Silva
Sandra Regina do Amaral

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a acessibilidade do Museu de Zoologia do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista. Para tanto, estruturou-se a partir de pesquisa bibliográfica um referencial teórico que permitiu sinalizar as características de uma sociedade inclusiva, bem como definir categorias e critérios de análise da acessibilidade, neste percurso identificou-se os espaços científico-culturais mineiros, e por fim, foi-se a campo e por meio da observação, verificou-se os critérios presentes no Museu de Zoologia. A categorização e análise dos dados recebeu uma abordagem qualitativa e nos leva a defesa de que uma sociedade inclusiva precisa primar pela acessibilidade, para garantir os direitos de todos os cidadãos, independente de suas condições físicas, sensoriais e intelectuais, neste sentido, os espaços científico-culturais de popularização da ciência e tecnologia, como os museus, precisam ser acessíveis. O Museu de Zoologia atende hoje a aproximadamente um terço dos critérios analisados e os envolvidos demonstram um esforço para ampliar suas qualidades de acessibilidade, bem como ciência da necessidade de apropriação de recursos tecnológicos neste processo, um movimento que já foi iniciado pelo mentor e atual gestor do espaço, Marcelo Filardi.

Detalhes do artigo

Como Citar
DA SILVA, K. M. T.; AMARAL, S. R. do . ACESSIBILIDADE NO MUSEU DE ZOOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA . Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 223–242, 2024. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/188. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
DOSSIÊ

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