INTEGRANDO TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Explorando a metodologia WebQuest no ensino de Química

Conteúdo do artigo principal

Lorena Helena Antônia Vieira Azevedo
Patrícia Machado Oliveira
Michele Conceição Miranda

Resumo

Este trabalho apresenta uma WebQuest, desenvolvida por meio de uma ferramenta de criação de sites, com o objetivo estimular o ensino e a aprendizagem do conteúdo ácidos e bases. A construção da ferramenta de aprendizagem online envolveu a criação de tarefas específicas e sequenciadas, que envolvem recursos pedagógicos como simuladores, inteligência artificial e jogos didáticos digitais, que permitem desafiar os estudantes a explorar conceitos de ácidos e bases, realizar experimentos virtuais e aplicar esses conhecimentos em situações do cotidiano. A WebQuest desenvolvida, foi aplicada e validada por estudantes do IFNMG, campus Diamantina. Estes responderam um questionário de avaliação e as informações obtidas por meio do questionário apontam que a WebQuest tem um potencial de engajamento e aumenta o interesse pelo assunto abordado.

Detalhes do artigo

Como Citar
HELENA ANTÔNIA VIEIRA AZEVEDO, L.; MACHADO OLIVEIRA , P. .; CONCEIÇÃO MIRANDA , M. . INTEGRANDO TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: Explorando a metodologia WebQuest no ensino de Química. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 71–94, 2024. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/189. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
DOSSIÊ

Referências

ABAR, C.A.A.P.; BARBOSA, L.M. WebQuest: um desafio para o professor!. São Paulo: Avercamp, 2008 AGUIAR, C. C. F. S., CUNHA, J. M. da, LORENZETTI, L. Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica. Educação Química em Punto de Vista, v. 6, p. 1-22, 2022.

BARBOSA, L. C. A. O USO DE WEBQUESTS NA EDUCAÇÃO CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA: SEGUINDO OS IDEAIS DE PAULO FREIRE. REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS, v. 3, n. 1, abr. 2011.

BRANCO, A. B. de G.; et al. Alfabetização e Letramento Científico na BNCC e os Desafios para uma Educação Científica e Tecnológica. Revista Valore, Volta Redonda, v. 3 (edição Especial), p. 702-7013, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacional para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 07 nov. 2023.

CANTANHEDE, L.; SILVA, L.; CANTANHEDE, S. TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE QUÍMICA: BLOG, UMA FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O CONHECIMENTO QUÍMICO. Revista ENCITEC, v. 10, n. 3, p. 57-72, 2020. DOI:10.31512/encitec.v10i3.2957

CAVALCANTE, A. E. D. P.; FRAIHA-MARTINS, F. WebQuest en clases de Ciencias: Propuesta de formación docente para pensar y actuar en los primeros años escolares. PARADIGMA, [S. l.], p. 607- 632, 2020. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p607-632.id927. Disponível em:

http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/927. Acesso em: 29 jul. 2023. COUTINHO, C. P.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Comunicação Educacional: do modelo unidireccional para a comunicação multidireccional na sociedade do conhecimento. In Actas do 5º

Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). Universidade do Minho. Braga. 2008b.

DEMO, P. Educação hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.

DODGE, B. Webquest: uma técnica para aprendizagem na rede internet. Tradução de Jarbas Novelino Barato. The distance educator. v 1, n. 2, 1995.

DODGE, B. WebQuest: recursos de produção. 1999.

DELAMUTA, B. H., ASSAI, N. D. S, JÚNIOR, S. L. S. O ensino de Química e as TDIC: uma revisão sistemática de literatura e uma proposta de webquest para o ensino de Ligações Químicas. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e149996839, 2020

ESPÍNDOLLA, M. B. de; GIANNELA, T. R. Tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências e da saúde: análise das formas de integração de ambientes virtuais de aprendizagem por professores universitários. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 189-210. 2018.

FOLHAS, A. Go-Lab: Ensino das Ciências em Inquiry. Revista de Ciência Elementar, v. 6, n. 1, 2018. DOI: http://doi.org/10.24927/rce2018.017

GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. p. 325.

JUNIOR, D. P. F, CIRINO, M. M. Webquest x Webexercises: Uma Análise das Produções de Estagiários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Química Utilizando a Taxonomia Digital de Bloom. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, e20008, 2020.

JUNIOR, J. B. B., COUTINHO, C. M. ANÁLISE DAS COMPONENTES E A USABILIDADE DAS WEBQUESTS EM LÍNGUA PORTUGUESA DISPONÍVEIS NA WEB: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ANALYSIS OF COMPONENTS AND USABILITY OF WEBQUESTS IN PORTUGUESE LANGUAGE AVAILABLE ON THE WEB: AN EXPLORATORY STUDY.

Journal of Information Systems and Technology Management, v. 5, n. 3, p. 453-468, 2008.

JUNIOR, J. B. B.; SANTOS, C. G. Revisão sistemática da literatura de dissertações sobre a metodologia webquest. Revista Educa Online, 2014.

LEAL, G. de M. et al. As tics no ensino de quimica e suas contribuições na visão dos alunos / Ict in chemistry teaching and its contributions in the students. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 3733–3741, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n1-265. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6337. Acesso em: 30 jul. 2023. LUCENA, G. L.; SANTOS, V. D.; SILVA, A. G. Laboratório virtual como alternativa didática para auxiliar o ensino de química no ensino médio. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, n.2, p. 28- 36, ago. 2013.

MORAN, J. M. Novos desafios na educação: a internet na educação presencial e virtual. In: PORTO, T. M. E. (Org.). Saberes e linguagens de educação e comunicação. Pelotas: UFPel, p. 19-44, 2001.

MORAIS, M. B.; PAIVA, M. H. Ciências – ensinar e aprender. Belo Horizonte: Dimensão, 2009. PAULETTI, F.; et al. Ensino De Química mediado por tecnologias digitais: o que pensam os professores brasileiros? Interacções, n. 44, p. 144-167, 2017.

PRENSKY, M. (2001). Digital Game-Based Learning. New York: McGraw-Hill.

REIS, E. J. dos. ENSINO E APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO FORMAL, A PARTIR DE UMA WEBQUEST COMO INTERFACE DO PROCESSO NO ESTUDO DE

TEOLOGIA. Tese (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, p. 44, 2019.

ROCHA, L. R. A Concepção de Pesquisa no Cotidiano Escolar: Possibilidades de Utilização da Metodologia WebQuest na Educação pela Pesquisa. Dissertação de Mestrado em Educação Curitiba: Universidade do Paraná. 2007. ROGRIGUES, A.; MACHADO, G. F. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIAS

DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: reflexões teóricas para a Educação em Ciências. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 18, p. e9844, jul. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9844.

SANTOS, T. R.; BARIN, C. S. WebQuest como atividade motivadora para a aprendizagem de Química.

Revista Tecnologias na Educação, V. 12, n. 12, 2015.

SILVA, M. de F. da; ALVES, A. D. M.; FIORI, A. P. S. de M. Teacher training for the use of the WebQuest tool in Professional and Technological Education under the analysis of hermeneutics- dialectics. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 4, p. e14811427101, 2022. DOI: 10.33448/rsd- v11i4.27101. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27101. Acesso em: 29 jul. 2023.

SILVA, A. L. S., LEITE, L. F. C., LINS, R. Uma Webquest para Auxiliar o Ensino de Química Inorgânica. Hipertextus Revista Digital (www.hipertextus.net), v.20, Julho, Disponível em: (PDF) Uma Webquest para Auxiliar o Ensino de Química Inorgânica (researchgate.net). Acesso em: 11 de novembro de 2023.

TAVARES, R.; SOUZA, R. O. O.; CORREIA, A. de O. UM ESTUDO SOBRE A “TIC” E O ENSINO DA QUÍMICA. Revista GEINTEC, v. 3, n. 5, p. 155-167, 2013.

VIVANCO, G. Educación y tecnologías de la información y la comunicación ¿es posible valorar la diversidad en el marco de la tendencia homogeneizadora? Revista Brasileira de Educação v. 20, n. 61, p. 297–315, 1 jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206102.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

ZUIN, V.G.; FREITAS, D. A utilização de temas controversos: estudo de caso na formação de licenciandos numa abordagem CTSA. Ciência e Ensino, v. 1, n. 2, p. 1-9, 2007.

XAVIER, K. WebQuest: uma metodologia para a pesquisa escolar por meio da internet. São Paulo: Blucher Acadêmico, 2008.