OS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA PROBLEMÁTICA DAS QUEIMADAS

Conteúdo do artigo principal

Larissa Claudino Silva
Graziele Wolff de Almeida Carvalho
Derli Barbosa dos Santos

Resumo

Sabendo da necessidade de intensificar as ações em educação ambiental pautada nos princípios da formação cidadã, a Alfabetização Científica é uma ótima alternativa. A identificação de Indicadores de Alfabetização Científica (IAC) utilizados pelos estudantes é uma maneira de analisar se as atividades planejadas contribuem para esta alfabetização. O presente estudo tem como objetivo avaliar se a sequência didática proposta para trabalhar educação ambiental com foco nos impactos negativos causados pelas queimadas, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, possibilitou aos estudantes a utilização de IAC e, consequentemente, contribuiu para a Alfabetização Científica. A sequência didática foi realizada em seis aulas e utilizou-se de momentos expositivo dialogados, atividades investigativas, simulação do efeito estufa e quiz sobre mitos e verdades. Os resultados obtidos mostram que a sequência didática possibilitou com que os estudantes apresentassem diversos IAC com destaque para o raciocínio lógico, levantamento de hipóteses, previsão e explicação. A ocorrência desses indicadores sugere que os alunos estão sendo alfabetizados cientificamente e que a multimodalidade de estratégias utilizadas favoreceu o processo de alfabetização.

Detalhes do artigo

Como Citar
CLAUDINO SILVA, L.; WOLFF DE ALMEIDA CARVALHO, G.; BARBOSA DOS SANTOS, D. OS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA PROBLEMÁTICA DAS QUEIMADAS. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 127–148, 2024. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/190. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
DOSSIÊ

Referências

ARAÚJO, Rosinalva Olcione Marques; SANTOS, Silvia Lima dos. A educação ambiental e as queimadas urbanas no contexto escolar de Manaus-AM. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 9. N. 20, p. 41-49, 2016.

BAND JORNALISMO. Entenda como as queimadas acontecem no Brasil. Youtube, 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QcMmjSc8TCg>. Acesso em: 09 de agosto de 2022.

BRASIL. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, 27 de abril de 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARMO, Wanderley do; CARMO, Maria das Graças do. Desmatamento, queimadas e ameaça de extinção da flora e da fauna Amazonia Brasileira. Revista científica do instituto ideia, n. 2, p. 49-60, 2019.

CARTA CAPITAL. 2022. Inpe registra aumento de queimadas na Amazônia e no Cerrado em 2022. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/inpe-registra-aumento-de-queimadas-na-amazonia-e-no-cerrado-em-2022/>. Acesso em: 09 de agosto de 2022.

CHAGAS, José Jamerson Teles; SOVIERZOSKI, Hilda Helena. Um diálogo sobre aprendizagem significativas, conhecimento prévio e ensino de ciências. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 4, n. 3, p. 37-52, 2014.

CUNHA, R. G., RODRIGUES, M. A. Promovendo a alfabetização científica através de oficinas pedagógicas sobre a atmosfera, efeito estufa e aquecimento global. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 1, p. 308-329, 2019.

FEIJÓ, Natanael; DELIZOICOV, Nadir Castilho. Professores da educação básica: conhecimento prévio e problematização. Retratos da escola, v. 10, n. 19, p 597-610, 2016.

IBGE. Biomas e Sistemas Costeiro-Marinho do Brasil. 2022. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/apps/biomas/#/home>. Acesso em: 09 de agosto de 2022.

KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda, Castro Manhães; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itaúna: Via Litterarum, 2010.

MIRANDA, Evaristo Eduardo; MORAES, Adriana Vieira de Camargo de; OSHIRO, Osvaldo Tadatomo. Queimada na Amazônia Brasileira em 2005. Comunicado Técnico 18. EMBAPA: São Paulo, 2006. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/208377/1/4907.pdf>. Acesso em: 20 de novembro.

O GLOBO. 2022. Queimadas na Amazônia estão 30% acima da média histórica e já superam piores projeções para 2022. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2022/07/queimadas-na-amazonia-atingem-30percent-acima-da-media-historica-e-ja-superam-piores-projecoes.ghtml>. Acesso em: 09 de agosto de 2022.

PADRÃO, Maria Regina Araújo de Vasconcelos; TOMASINI, Ana Júlia; ROMERO, Maria Laura Alves de Moura; SILVA, Douglas; CAVACA, Aline Guio; KOPTCKE, Luciana Sepúlveda. Educação entre pares: protagonismo juvenil na abordagem preventiva de álcool e outras drogas. Ciência e Saúde Coletiva, v. 26, n. 7, p.2759-2768, 2021.

PAGLIARINI, Ariadne Carla Fagotti; GIACOMETI, Ananda; BONAPARTE, Ketllin Zenella da Conceição; CANCIAN, Queli Ghilardi. Impactos da pandemia no processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Conjecturas, v. 22, n. 12, p. 271-280, 2022.

REZENDE, Elcio Nacur; VARTULI, Victor. Os rios voadores e as mudanças climáticas ocasionadas pelo desmatamento da floresta amazônica: uma perspectiva a partir do constitucionalismo latino-americano. Revista Brasileira de Direito Animal, v. 16, n. 03, p. 100-115, 2021.

SALES, Reinaldo Eduardo da Silva. A educação ambiental em uma perspectiva interdisciplinar. Guarujá: Editora Científica, 2020. 423p.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigação em Ensino de Ciências, v.16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Almejando a Alfabetização Científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigação em Ensino de Ciências, v.13, n. 3, p. 333-352, 2008.

SOS MATA ATLÂNTICA. 2022. Desmatamento na Mata Atlântica cresce 66% em um ano. Disponível em: <https://cms.sosma.org.br/noticias/desmatamento-na-mata-atlantica-cresce-66-em-um-ano/>. Acesso em: 09 de agosto de 2022.

TODA MATÉRIA. O que é efeito estufa?. YouTube, 2021. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=nTmWFWWbzkQ>. Acesso em: 09 de agosto de 2022.