ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS POR DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA A Avaliação Formativa em questão

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Letícia Rodrigues da Silva
Niusarte Virginia Pinheiro
Wederson Marcos Alves
Patrícia Baldow Guimarães

Resumo

Apesar dos avanços das pesquisas que tomam como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem, os baixos rendimentos de estudantes em Matemática ainda persistem, em todos os níveis de ensino, como atestam os exames sistêmicos. A persistência desse fenômeno pode ser um indicativo da necessidade de investigar as práticas avaliativas de docentes que ensinam Matemática na Educação Básica, numa perspectiva formativa. Com o olhar direcionado para essa questão, este estudo consistiu em analisar como se constroem as práticas de avaliação de docentes que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas estaduais, sob jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni, MG (SRE), refletindo sobre a avaliação da aprendizagem com a função formativa, as respectivas estratégias utilizadas, bem como as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento de um processo avaliativo qualitativo, conforme preconiza a LDBN nº 9394/96. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, de campo, exploratória, descritiva e explicativa. Os dados foram produzidos por meio de um formulário Google Forms. A população constituiu-se de docentes efetivos, efetivados ou designados, lotados em escolas localizadas nos 31 municípios sob jurisdição da SRE, com uma amostra de 33 respondentes. Foi possível inferir que a avaliação formativa ainda constitui um desafio para os(as) docentes sujeitos da pesquisa. Os resultados apontam para a predominância de aulas expositivas, resolução e correção de exercícios, estratégias estas que, quando utilizadas isoladamente, podem não favorecer o desenvolvimento da prática de avaliação formativa.

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Como Citar
RODRIGUES DA SILVA, L.; PINHEIRO, N. V. .; ALVES, W. M.; BALDOW GUIMARÃES, P. . ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS POR DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: A Avaliação Formativa em questão. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 107–126, 2024. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/192. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
DOSSIÊ

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