TEXTO, DISCURSO E SABERES TRADICIONAIS Análise discursiva de uma entrevista com uma mestra do saber no âmbito do Programa Residência Pedagógica

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José Cláudio Luiz Nobre
Claudiana Aparecida de Paula
Alcione Aparecida Ferreira
Elisete Martins Da Silva

Resumo

O presente texto resulta de um esforço teórico metodológico de busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e tem como objetivo trazer recortes teóricos e discussões feitas em sala de aula, na unidade curricular ‘Estudo do Texto e do Discurso’, em diálogo com uma atividade de entrevista de mestres e mestras de saberes em Santo Antônio do Itambé, realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica. Com base em postulados de Pêcheux(1969), Foucault (1979), Benveniste (1995) e Orlandi (1996), por exemplo, buscou-se verificar, na materialidade discursiva, como a linguagem é materializada na ideologia e como esta se manifesta na língua nas marcas de subjetividade de pessoas reais que, na e pela linguagem, experienciam o mundo e se fazem ‘sujeito’ na interação com o outro. Buscou-se pela análise discursiva observar em falas de uma mestra de saber e observar se e como esta se constrói “mestra de saber”; como ela se organiza, organizando o seu próprio discurso na interação linguística permeada pela entrevista, e instituindo seu “lugar de fala”. Como resultado, percebeu-se mais claramente o texto/discurso como lugar em que os interlocutores possam se situar, construir identidade discursiva e exercer seu poder de fala.

Detalhes do artigo

Como Citar
NOBRE, J. C. L.; DE PAULA, C. A.; FERREIRA, A. A.; DA SILVA, E. M. TEXTO, DISCURSO E SABERES TRADICIONAIS: Análise discursiva de uma entrevista com uma mestra do saber no âmbito do Programa Residência Pedagógica. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 191–208, 2024. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/193. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
DOSSIÊ

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