INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: Um relato de experiência com a Rede Municipal de Educação de Diamantina

Conteúdo do artigo principal

Caroline Miranda Barroso
STELLA NUNES

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência sobre o Produto Educacional (PE) intitulado “PROALFA 2018 e 2019: Um olhar sobre as competências e habilidades matemáticas – Rede Municipal de Educação de Diamantina, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Tal produto é composto por dois itens: um Relatório Técnico e um Evento Organizado. O Relatório Técnico teve como objetivos agregar e analisar os resultados de desempenho da rede municipal de educação, enquanto o Evento Organizado apresenta e discute os achados da pesquisa para o público-alvo, ou seja, os professores e gestores da rede municipal de educação de Diamantina. Este artigo tem por objetivo apresentar o designer adotado para divulgar os resultados encontrados. Embora o PROALFA disponibilize os resultados das avaliações, seus resultados são divulgados por escola, turma e aluno ou agregados por Superintendências Regionais de Ensino (SRE). As Secretarias Municipais de Educação (SME) não têm acesso às informações e resultados agregados das suas redes municipais de educação. Nessa perspectiva, uma contribuição importante do produto educacional foi agregar e analisar os resultados da Rede Municipal de Educação de Diamantina, possibilitando à SME uma visualização dos resultados da sua rede, principalmente no que diz respeito à consolidação de habilidades matemáticas.

Detalhes do artigo

Como Citar
MIRANDA BARROSO, C.; NUNES, S. INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: : Um relato de experiência com a Rede Municipal de Educação de Diamantina. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 95–106, 2024. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/199. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
DOSSIÊ

Referências

CURY, C. R. J. A gestão democrática na escola e o direito à educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S. l.], v. 23, n. 3, mar. 2007. ISSN 2447-4193. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19144. Acesso em: 05 jul. 2021.

BARROSO, C. M.; NUNES, S. M. L. Desempenho em Matemática dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Diamantina/MG no PROALFA em 2018 e 2019: análise das habilidades e competências não consolidadas e visualização dos resultados. acervo.ufvjm.edu.br, 2022. Disponível em: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3021. Acesso em: 27 nov. 2023.

DIAMANTINA, Secretaria Municipal de Educação. Número de alunos. Diamantina. 2018.

FONTANIVE, N. S.; ELLIOT, L. G.; KLEIN, R. Os desafios da apresentação dos resultados da avaliação de sistemas escolares a diferentes públicos. REICE - Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficaciay Cambio em Educación, 2007, vol. 5, n. 2. Disponível em: https://revistas.uam.es/reice/article/view/10136/10245. Acesso em: 09 jun. 2021.

MARQUES, M. V. de S. Apropriação de resultados da avaliação em larga escala em uma escola mineira de ensino médio: limites e possibilidades de ações gestoras. Orientadora: Rosângela Veiga Júlio Ferreira. 2017. 187 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6855. Acesso em: 10 nov. 2021.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Boletim Pedagógico: PROALFA 2008. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, CEALE/UFMG. Disponível em: https://institucional.caeddigital.net/projetos/simave-mg.html. Acesso em: 27 nov. 2023. Acesso restrito aos vinculados ao SIMAVE.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública: SIMAVE. 2019. Disponível em: https://institucional.caeddigital.net/projetos/simave-mg.html. Acesso em: 27 nov. 2023. Acesso restrito aos vinculados ao SIMAVE.

SANTOS, A. G. A falta de empatia no ensino de Matemática, um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formação. Diversitas Journal, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 33–40, 2016. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/240. Acesso em: 16 dez. 2021.

SOARES, C. R. Sistemas de Avaliações em Larga Escala na Perspectiva Histórico-Cultural: o caso do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública – SIMAVE. Orientadora: Maria Cristina Araújo de Oliveira. 2011. 204 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161842. Acesso em: 13 jun. 2020.

SOEMC. Seminários e Oficinas de Educação Matemática e Científica - YouTube. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCQghdAmpevjQW85QnoIqkXw. Acesso em: 16 dez. 2021.

SOEMC. Seminários e Oficinas de Educação Matemática e Científica - YouTube. Divulgação de Produto Educacional: Relatório Técnico. 2021. Disponível em: https://youtu.be/4G0pau4_zHc. Acesso em: 06 out. 2023.

SOUSA, M. A. G. Desafios e possibilidades da aprendizagem em Matemática nos anos finais do ensino fundamental na escola Estadual professor José Américo Barbosa: Mato Verde - Minas Gerais. Orientador: Marcelo Câmara dos Santos. 2019. 188 f. Dissertação (mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11592. Acesso em: 04 maio 2021.

UFVJM, PPGECMaT. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e suas Tecnologias. Seminários e Oficinas de Educação Matemática e Científica. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCQghdAmpevjQW85QnoIqkXw/about. Acesso em: 03 dez. 2021.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.