Jogo Pedagógico “Memória Química: Álcool e Aldeído” no Ensino de Química Orgânica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O delimitado trabalho tem-se como objetivo apresentar os dados avaliados após a confecção e aplicação do jogo pedagógico “Memória Química – Álcool e Aldeído” com alunos de um Centro de Ensino de Período Integral (CEPI) de Itumbiara/GO, Brasil. A atividade foi organizada por graduandos do curso de Licenciatura em Química e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Itumbiara. O jogo tem a finalidade de trabalhar a nomenclatura e estruturas dos compostos orgânicos pertencentes às funções álcool e aldeído e a aplicação cotidiana destes compostos. O público foi alunos de turmas de terceiro ano do ensino médio. Os dados foram levantados a partir de um questionário que foi respondido pelos alunos após a atividade. Com base nas análises dos questionários, concluiu-se que o jogo contribuiu para o ensino de Química do conteúdo de Álcool e Aldeídos, e de forma abrangente, atendeu a necessidade de se trabalhar com os alunos, aulas diversificadas, dinâmicas e lúdicas. Os licenciandos puderam vivenciar a realidade da sala de aula, espaço este, que futuramente será o local de trabalho dos mesmos.