ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE POLUIÇÃO AMBIENTAL COM ENFOQUE CTS: Possibilidades para uma Educação Ambiental
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo, no âmbito do ensino de ciências, teve como objetivo analisar e verificar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) na aprendizagem de poluição ambiental com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Com a aplicação da SD os alunos obtiveram melhorias nas argumentações sobre meio ambiente e poluição ambiental com relações CTS e o desenvolvimento de uma educação ambiental critica.
Detalhes do artigo
Referências
AULER, D.; BAZZO, A. W. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1. p. 1-13, 2001.
AZEVEDO, R. O. M.; et al. O enfoque CTS e a formação de professores de ciências: considerações a partir da abordagem de questões sociocientíficas. In: GONÇALVES, T. V. O.; MACEDO, F. C. S.; SOUZA, F. L. (Orgs.) Educação em ciências e matemática: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 193-206.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARRETO, L. M; CUNHA, J. S. Concepções de meio ambiente e educação ambiental por alunos do ensino fundamental em Cruz das Almas (BA): um estudo de caso. Revbea, São Paulo. v. 11, n. 1, p. 315-326, 2016.
BARBOSA, G. S. O desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Visões, v. 4, n. 4, jan./jun., 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
CACHAPUZ, A. PRAIA, J; JORGE, M. Da educação em ciências às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação. v. 10, n. 3, p. 362-381, 2004.
CARLETTO, M. R.; PINHEIRO, N. A. M. Subsídios para uma prática pedagógica transformadora: contribuições do enfoque CTS. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 3, p. 507-525, 2010.
CARVALHO, A. M. P; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.
FONSECA, S. M. A educação ambiental como disciplina. Revbea, São Paulo, v. 11, n.1, p. 305-314, 2016.
GEHLEN, S. T.; MALDANER, O. A.; DELIZOICOV, D. Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências. Ciência & Educação, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2012.
KONDRAT, H.; MACIEL, M. D. Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 18, n. 55, out./dez., p. 825-846, 2013.
LIMA, J. M. M.; JUNIOR LORENCINI, A. Estudo do processo de elaboração de uma unidade didática sobre poluição. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013. Anais... Águas de Lindóia, SP, 2013.
LÜDKE M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2013.
NERI, G. V. A. Diagnóstico da situação do saneamento no perímetro urbano da cidade de Timon-MA. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente). Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2015.
PASSERI, M. G.; ROCHA, M. B. Proposta e análise de uma sequência didática para abordar uma educação ambiental sob enfoque CTS. Ensino, Saúde e Ambiente. v. 10, n. 2, ago., p.1-15, 2017.
REIGADA, C.; REIS, M. F. C. T. Educação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-ação. Ciência & Educação, v. 10, b. 2, p. 149-159, 2004.
REIGOTA, M. Ecologia, elites e intelligentsia na América Latina: um estudo de suas representações sociais. São Paulo: Annablume, 1999.
RESES, G. Educação ambiental crítica: algumas condições de produção no imaginário de estudantes do ensino fundamental. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 7, 2007.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências. v. 14, n. 2, p. 191-218, 2009.
SILVA, J. B. Diversidade de oomicetos e conservação do parque natural municipal Lagoa do Sambico, Timon-Maranhão. 2016. 120f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.
SILVA, M. F. F.; et al. Sequência didática sobre efeito dos gases na poluição atmosférica: quais as possibilidades e limitações para discutir relações CTS?. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3, 2016. Anais...Natal, 2016.
SILVA, R. B.; ZIMMERMANN, N. Compreensão dos alunos sobre o tema “poluição atmosférica e suas consequências” a partir do desenvolvimento de uma sequência didática específica. Revista da SBEnBio. n. 7, p. 6447-6457, 2014.
TAMAIO, I. A mediação do professor na construção do conceito de natureza: uma experiência de educação ambiental na Serra da Cantareira e Favela do Flamengo - São Paulo. 2000. 152 f. Dissertação (Mestrado em Geociências). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2000.
VENTURIERI, B.; SANTANA, A. Concepções sobre meio ambiente de alunos do ensino fundamental em Belém-PA: estudo de caso com a E.E.E.F.M. Prof. Gomes Moreira Junior. Revbea, São Paulo. v. 11, n, 1, p. 234-245, 2016.
ZABALA, A. Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.