Um MATERIAL BOTÂNICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UFMT
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Buscou-se apresentar uma proposta de recurso didático para facilitar o ensino sobre plantas Criptógamas. Foi elaborada uma sequência didática sobre os grupos Bryophytas e Pteridophytas, no âmbito do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - UFMT, na qual foram desenvolvidas atividades práticas e contextualizadas com auxílio da demonstração de materiais botânicos. Houve a participação de 123 estudantes (58,54% meninas), entre a faixa etária de 16 a 18 anos, matriculados no segundo ano do ensino médio em uma escola pública de Cuiabá- MT. Os resultados encontrados apontam que o uso do material botânico em sala de aula parece facilitar a compreensão de conteúdos botânicos mais complexos e da natureza da Ciência, favorecendo o protagonismo dos estudantes em sala de aula.
Detalhes do artigo
Referências
ARAUJO, G. C. Botânica no ensino médio. 2011. 26 f. Monografia de conclusão de curso de Licenciatura – Consorcio Setentrional de Educação a Distância – Universidade de Brasília/Universidade Estadual de Goiás. Disponível em https://bdm.unb.br/handle/10483/1864. Acesso em: 27/ 06/2019.
BARBOSA, T. J. V. B.; PAES, L. S.; MARQUES, J. D. O.; FREITAS, M. S.; TAVARES, L. A. Atividades de Ensino em espaços não formais amazônicos: um relato de experiência integrando conhecimentos botânicos e ambientais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 11, n. 4, p. 174-183, 2016.
BOCKI, A. C.; DA SILVA LEONÊS, A.; PEREIRA, S. G. M. As concepções dos alunos do Ensino Médio sobre Botânica. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Anais. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2011. Disponível em:http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1318-2.pdf. Acesso em: 01/07/2019.
CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G. Didática de Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.
GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Anais. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0875-2.pdf. Acesso em: 10/08/2020.
KATON, G. F.; TOWATA, N.; SAITO, L. C. A cegueira botânica e o uso de estratégias para o ensino de botânica. III Botânica no Inverno, p. 179-82, 2013.
KINOSHITA, L. S.; TORRES, R. B.; TAMASHIRO, J. Y.; FORNI-MARTINS, E. R. A botânica no ensino básico: Relatos de uma experiência transformadora. São Carlos. RiMa. 2006.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2004.
LEAL, I. Meditação e relaxamento para crianças. Lisboa: Chiado Editora, 2015.
RAVEN, R. F. E.; EICHHORN, S. E.. Biologia vegetal. Jane Elizabeth Kraus (revisão técnica); Ana Claudia M. Vieira (tradução)... [et.al.]. – 8. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
ROCHA, M. D.; MARQUES, L. F.; FLORES, J. F. Fundamentos da meditação no ensino básico: transdisciplinaridade, holística e educação integral. Terceiro Incluído, v. 5, n. 2 (jul./dez. 2015), p. 398-413, 2015.
SILVA, C. S. S.; PROCHNOW, T. R.; PELLEGRINI, G.; BIZZO, N. Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, e 20020, p. 1-14, 2020.
SILVA, P. G. P. O ensino da botânica no Nível Fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. 2008. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2008.
TOWATA, N.; URSI, S.; SANTOS, D. Y. A. C. Análise da percepção de licenciandos sobre o “Ensino de Botânica na Educação Básica”. Revista da SBEnBio, v. 3, n. 1, p. 1603-1612, 2010.
TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T..; BERCHEZ, F. A. S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 7-24, 2018.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed. 1998.