O ENSINO DE HISTÓRIA E ENEM A POSSIBILIDADE DE PROCEDÊNCIA NA PREPARAÇÃO PARA O EXAME POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE APOSTILAS E A POSSIBILIDADE DE ENSINO POR MEIO DA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA ANARQUISTA.

Conteúdo do artigo principal

Carlos Mizael dos Santos Silva

Resumo

Esse texto é a continuação da publicação anterior executada por mim chamado “O Ensino de História Sob o Viés do Anarquismo: É Possível?”, cujas referências se encontram na bibliografia abaixo. A continuação se baseia na experiência que estou tendo recentemente com a minha contribuição em Ensino de História Geral no Pré Enem Social na Igreja Batista Vale de Bençãos em Barra Mansa.

Detalhes do artigo

Como Citar
DOS SANTOS SILVA, C. M. . O ENSINO DE HISTÓRIA E ENEM: A POSSIBILIDADE DE PROCEDÊNCIA NA PREPARAÇÃO PARA O EXAME POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE APOSTILAS E A POSSIBILIDADE DE ENSINO POR MEIO DA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA ANARQUISTA. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, p. p.143–152, 2020. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/38. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
RELATO DE PRÁTICA

Referências

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: Fundamentos e Método. Tradução. Edição. São Paulo: Cortez, 2004.

CORRÊA, Anderson Romário Pereira; ROCHA, Bruno Lima; CORRÊA, Felipe (ORG). História Por Anarquistas. Porto Alegre: Deriva, 2010.

SILVA, Carlos Mizael dos Santos. O Ensino de História Sob O Viés do Anarquismo: É Possível?. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTASCHESKI, Dulceli; NETO, José Maria (Org) História. Um Pé De Histórias: Estudos Sobre Apredizagem Histórica. Edição Especial Ebook. : LAPHIS/Sobre Ontens, 2017. p.58-60. (01 - 576)

EUGENIO, Isadora Fonseca; DA COSTA, Marina Gomes de Sousa. O ENEM E Suas Repercussões No Ensino de História Na Contemporaneidade: Desafios A Uma Aprendizagem Holística E Não Fragmentada. Pedagogia Em Ação, Belo Horizonte: PUC Minas, v.05, n.01, p.070-081, 2013. (03-105). Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/8476/7226; Acesso em: 10 jul. 2017.

GOMES, Fabricio Romani; MARCHETTO, Suelen. O Enem e o Ensino de História: Reflexão A Partir Dos Resultados do Colégio Estadual Farroupilha. Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: ISSN 2359-5973, v.02, n.03, p.542-y557, 2015. (542-557). Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/revistadolhiste/article/view/59809/36930; Acesso em: 29 jun. 2017.

PINTO, Monike Gabrielle de Moura; PACHECO, Ricardo de Aguiar. O ENEM COMO REFERÊNCIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA . Cadernos da Pedagogia , São Carlos: ISSN: 982-4440 , v.08, n.15, p.76-y85, 2014. (p. 76 - 75). Disponível em: www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/673/263 ; Acesso em:28 jun. 2017.