CLARICE LISPECTOR NO CIBERESPAÇO o uso de novas tecnologias como proposta pedagógica no ensino de literatura

Conteúdo do artigo principal

Nayana Moreira Moraes

Resumo

CLARICE LISPECTOR NO CIBERESPAÇO: o uso de novas tecnologias como proposta pedagógica no ensino de literatura

Detalhes do artigo

Como Citar
MOREIRA MORAES, N. CLARICE LISPECTOR NO CIBERESPAÇO: o uso de novas tecnologias como proposta pedagógica no ensino de literatura. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, p. p.153–170, 2020. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/40. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
RELATO DE PRÁTICA

Referências

CASTELLS, Manuel. Sociedade em Rede: do conhecimento à ação política. Lisboa, Imprensa Nacional- Casa da moeda, 2005.

FIGUEIREDO de, Carolina; BARRETO, Anderson Gomes Paes. A Hora da Estrela Virtual: leitura, literatura, reapropriação e remix de Clarice Lispector nas redes sociais. Revista brasileira de História da Mídia, vol. 4, n. 2, 2015. Disponível em: <http://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4165/2476> Acesso em 5 de maio de 2018.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo, Editora 34, 1998. Disponível in: <http://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2015/03/LEVY-Pierre-1998-Tecnologias-da-Intelig%C3%AAncia.pdf> Acesso em 18 de março de 2018.

-----------------. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999.

MALINI, Fábio. Literatura, Twitter e Facebook: a economia dos likes e do RTS dos usuários-fãs de literatura brasileira nas redes sociais. In: Livro e leitura: das políticas públicas ao mercado editorial. São Paulo, Revista Itaú Cultural, 2014. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/revista-observatorio-ic-n-17>. Acesso em 5 de maio de 2018.

MORAN, José. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus, 2013. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/desaf_int.pdf> Acesso em 2 de abril de 2018.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SANTAELLA, Lúcia. Para compreender a Ciberliteratura. Florianópolis, v. 8, n.2, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2012v8n2p229> Acesso em 13 de abril de 2018.

SIMÕES, Tatiana. Leitura literária e rede social: uma proposta de intervenção pedagógica. Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, 2014.

SCHWEDER, Sabine. DE MORAES, Ana Carolina. A construção e uso do blog como ferramenta pedagógica interdisciplinar: perspectivas e desafios. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC. Disponível in: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0396-1.pdf> Acesso em 22 de março de 2018.

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Publicação da Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP). Via Atlântica, 2008. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376> Acesso em 22 de março de 2018.