A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O ensino–aprendizagem a contemporaneidade tem enfrentado alguns desafios que muitas das vezes torna o ensino disperso, ocasionando um baixo rendimento dos discentes. Assim, a pesquisa teve como objetivo aplicar um Quiz, utilizando o software digital Kahoot, a fim de proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e interativa no ensino de Biologia. A pesquisa teve uma abordagem quanti-qualitativa e foi desenvolvida numa escola de ensino médio em tempo integral localizada no município de Quixeramobim – Ceará, com professores da disciplina de biologia e com as turma da 2° série do ensino médio. Foram aplicados jogos na modalidade Quiz, utilizando a plataforma Kahoot, durante o processo de acompanhamento em forma de atividades semanais referentes aos conteúdos ministrados pelo professor da disciplina. A análise dos dados se deu pela tabulação e interpretação de dados com os programas Excel e Google Formsque gerou gráficos automaticamente. Os resultados apresentaram que os professores não possuíam domínio de softwares digitais no ensino, mas eram cientes da importância para aprendizagem. Quanto aos alunos, a utilização de softwares digitais teve uma boa aceitação da ferramenta e gostariam que fosse utilizado outras vezes pelo professor em sala, uma vez que facilitou o entendimento do conteúdo estudado.
Detalhes do artigo
Referências
CALIGIORNE, D. O. Educação e Tecnologia na formação docente: Representações sobre jogos digitais. SCIAS Educação, Comunicação e Tecnologia, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 117-133, 2020. DOI: 10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4617. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/4617. Acesso em: 12 nov. 2020.
CAMPELO, L.F; PICONEZ, S.C.B. Os mapas conceituais como metodologia ativa no ensino de geografia. CIET:EnPED, [S.I.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/658; Acesso em: 16 set. 2019.
CAMPOS, T.R. O uso de jogos digitais no ensino de ciências naturais e biologia: uma revisão sistemática. 2018. 104 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187703. Acesso em: 17 nov. 2020.
CERQUEIRA, E.M et al. Jogos lúdicos como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático nas séries finais do ensino fundamental I. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v. 2, n. 1, p. 89-100, 2018. ISSN: 2527-158X. Disponível em: http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/67; Acesso em: 05 nov. 2019
CICUTO, C.A.T; CHAGAS, S.S; SANTOS, C.S. Uma abordagem centrada no aluno para ensinar química: investigando o uso de história em quadrinhos como recurso didático. Vivências, [s.i.], v. 15, n. 29, p. 199-208, 14 out. 2019. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.84; Acesso em: 17 set. 2019.
COELHO, M.N; SOUSA, F.A. As metodologias ativas como estratégias para desenvolver a interdisciplinariedade no ensino médio. Desafios - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, [S.I.], v. 7, n. 3, p. 42-55, 21 jul. 2020. Universidade Federal do Tocantins. http://dx.doi.org/10.20873/uftv7-7343. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/7343. Acesso em: 16 nov. 2020.
DALAZOANA, E.M.P. Brincando com termos de genética: intervenção didática para facilitar o diálogo entre professor e aluno. 2014. 19 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Genética, Universidade Federal do Paraná, Paranavaí, 2014. Disponível em: https://www.acervodigital.ufpr.br/handle/1884/46680. Acesso em: 22 nov. 2020.
DIAS, E; PINTO, F.C.F. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 545-554, set. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002801080001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362020000300545&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 12 nov. 2020.
EDUCAÇÃO, Todos Pela. Ensino a distância na Educação Básica frente à pandemia da Covid-19. Nota Técnica, 2020. Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/todos_pela_educacao/nota_tecnica_ensino_a_distancia_todospelaeducacao_covid19.pdf; Acesso em 12 nov. 2020.
FEITOSA, R.R et al. A utilização do Kahoot como ferramenta pedagógica nas aulas de ciências: o ensino híbrido em foco. Editora Realize, [s.i], v. 7, p. 15, 2020.
GARCIA, G. M, et al. O uso da tecnologia em sala de aula para fins pedagógicos. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, v. 1, n. 1, p. 106-118, 25 jun. 2020.
GRIMES, C; RAUSCH, R.B; SANTOS, B. DESAFIO A DA ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: reflexões a partir dos dizeres de um professor de biologia. Revista Profissão Docente, Uberaba, Vol. 16. N°. 34, p. 42-52, 26 jan. 2016.
KRASILCHIK, M. Tendências do ensino de Biologia no Brasil. In: KRASILCHIK, M. Práticas do Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2008. Cap. 1. p. 11-94. ISBN: 978-85-314-0777-2
LIMA, H.V.S. O uso da literatura de cordel como ferramenta para o estudo de ciências na rede pública de ensino fundamental. 2019. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12297; Acesso em: 18 abr. 2020.
LUPINETTI, J.M; SOUZA PEREIRA, A. A composição de paródias no ensino de Química e suas contribuições no processo de aprendizagem. Revista Debates em Ensino de Química, [S.I], v. 3, n. 2, p. 49-69, 2017. ISSN: 2447-6099. Disponível em: http://ead.codai.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1784; Acesso em: 20 nov. 2019.
MELO, C.A et al. Utilização do software Kahoot no ensino da Matemática: um relato de experiência. Cóloquio Luso-Brasileiro de Educação: COLBEDUCA, Florianópolis/sc, v. 2, p. 1-3, 17 out. 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/10599. Acesso em: 17 nov. 2020.
MEYER, I.A.D. O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores. 2016. 34 f. Monografia (Especialização) - Curso de Educação na Cultura Digital, Universidade Federal de Santa Catarina - Ufsc, Florianópolis, Sc, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/168764/TCC-Meyer.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 nov. 2020.
MONTEIRO, J.A et al. A plataforma Kahoot no ensino de histologia em um curso de medicina. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 2, p. 1-13, abr./jul. 2020. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54525; Acesso em: 22 nov. 2020.
OLIVEIRA, J.F.A.C; FERNANDES, J.C.C; ANDRADE, E.L.M. Educação no contexto da pandemia da Covid-19: adversidades e possibilidades. Itinerarius Reflectionis, v. 16, n. 1, p. 01-17, 27 out. 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/65332; Acesso em 12 nov. 2020.
OLIVEIRA, N.F. Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia. 2014. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde Unidade Academica de Educação, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Pb, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9912. Acesso em: 19 nov. 2020.
RAMOS, D.K; CAMPOS, T.R. O O uso de jogos digitais no ensino de Ciências Naturais e Biologia: : uma revisão sistemática de literatura uma revisão sistemática de literatura. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, [S.I], v. 19, n. 2, p. 450-473, maio 2020. Disponível em: http://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/305. Acesso em: 20 nov. 2020.
SABOIA, R.C et al. Aplicabilidade da gamificação em sala de aula em período de pandemia. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 6, n. 10, p. 79789-79802, 2020. Brazilian Journal of Development. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n10-416. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/18503. Acesso em: 12 nov. 2020.
SANTOS, O.K.C; BELMINO, J.F.B. Recursos Didáticos: uma melhoria na qualidade da aprendizagem. Revista FIPED, [S.I], v. 3, p. 1-12, 2013. Disponível em: http://editorarealize. com. br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito__fde094c18ce8ce27adf61aedf31dd2d6.pdf; Acesso em: 27 mar. 2020.
SAVI, R; ULBRICHT, V.R. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 1, 2008. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/14405/8310; Acesso em: 23 nov. 2020.
SAVI, R; ULBRICHT, V.R. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 1, 2008. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/14405/8310; Acesso em: 23 nov. 2020.
SCHMITZ, C.T.T. Dispositivos móveis na educação básica: um estudo de caso. 2019. 39 f. Monografia (Especialização) - Curso de Informática Instrumental Para Educação Básica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/197183. Acesso em: 13 nov. 2020.
SCHNEIDER, E. M et al. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC): possibilidades para o ensino (não) presencial durante a pandemia Covid-19. Revista Educação Científica , v. 4, n. 8, p. 1071-1090, 26 out. 2020. Disponível em: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/123; Acesso em: 22 nov. 2020.
SILVA, L.V. Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação. Revista de Estudos Universitários - Reu, Sorocaba -Sp, v. 46, n. 1, p. 143-159, 20 jul. 2020. Pos-Graduacao em Comunicacao e Cultura – PPGCC. http://dx.doi.org/10.22484/2177-5788.2020v46n1p143-159. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/reu/article/view/3955. Acesso em: 20 nov. 2020.
SOUSA, E.S et al. A Genética em Sala de Aula: uma análise das percepções e metodologias empregadas por professores das escolas públicas estaduais de Jaguaribe Ceará.: Uma Análise das Percepções e Metodologias Empregadas por Professores das Escolas Públicas Estaduais de Jaguaribe Ceará. Conexões - Ciência e Tecnologia, Fortaleza - CE, v. 10, n. 4, p. 16-24, 1 dez. 2016. IFCE. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1106
TOMANIN, C.R et al. Planejando o uso da Tecnologia por meio da Tecnologia: uma experiência com professores da educação básica. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2, 2017, Mamanguape - Paraíba. Anais [...] Mamanguape – Paraíba: Ctrl+e, 2017. p. 285-296. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-1877/CtrlE2017_AC_25_9.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.
VITORIANO, S.M.A; MACHADO, J.B.B. Brasil. Educomunicação e novas tecnologias na escola contemporânea: configurações para um novo aluno e um novo professor. Revista Digital de Comunicación, Aularia, v. 7, n. 1, p. 16-20, 2018. ISSN: 2253-7937. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6239060; Acesso em: 25 marc. 2020.
XAVIER, A.R; FIALHO, L.M.F; LIMA, V.F. Tecnologias digitais e o ensino de Química: o uso de softwares livres como ferramentas metodológicas.: o uso de softwares livres como ferramentas metodológicas. Foro de Educación, [s.i.], v. 17, n. 27, p. 289-308, 11 jun. 2019. FahrenHouse. http://dx.doi.org/10.14516/fde.617.