A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II experiência em escola pública na cidade de Natal

Conteúdo do artigo principal

Heriberto Silva Nunes Bezerra
Helio Teodósio de Melo Filho

Resumo

Esse estudo reflete sobre a importância da contextualização histórica na aprendizagem de conceitos da Matemática no Ensino Fundamental II. Ainda, apresenta experiências em uma escola da rede pública na cidade de Natal, na qual utilizou-se de práticas pedagógicas interdisciplinares com o intuito de colaborar na aprendizagem dos estudantes. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, buscando embasamento em teóricos como Miguel e Morim (2011) Freire (2005;1996) e D’ambrósio (2012). Por meio dessa investigação, constatou-se que discutir o contexto histórico na aprendizagem de conteúdos matemáticos promove a curiosidade, a criatividade e a criticidade, além de fortalecer o raciocínio lógico-matemático e a relação entre teoria e prática.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA NUNES BEZERRA, H.; DE MELO FILHO, H. T. . . A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: experiência em escola pública na cidade de Natal. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 6, n. 1, p. p.107–122, 2020. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/5. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Heriberto Silva Nunes Bezerra, Mestre em educação e Licenciado em matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em educação, licenciado em Matemática. Esta concluída em 2017 no IFRN campus Natal-Central, aquela realizada por meio do PPGEP/IFRN 2019, sendo orientado pelo professor doutor José Mateus do Nascimento. Além disso, concluiu a especialização em Ensino da Língua Portuguesa e Matemática numa perspectiva transdisciplinar, em 2020.1, também no IFRN. Atua como professor de Matemática e de Robótica Educacional no SESI Escola - Natal e São Gonçalo do Amarante - RN. Desenvolveu atividades como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no período de 2013 a 2017, na Escola Estadual Professora Ana Júlia Mousinho e Escola Estadual Professor Anísio Teixeira em Natal/RN.