SABERES DOCENTES E ESTÁGIO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO

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Carmen Lucia Braga Conceição
Michele de Paula Guimarães de Souza Pinheiro
Valéria Risuenho Marques

Resumo

Este texto tem como objetivo relatar experiência vivenciada no tema Estágio de Docência II do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Nesse tema interagimos com turmas do 4˚ e 5˚ anos do Ensino Fundamental de escolas públicas de Belém-PA, no formato remoto. Para isso, apoiamo-nos teoricamente em Fortes et al. (2018), Oliveira (2011), Libâneo (2013) e Padilha (2001) que discorrem sobre planejamento coletivo; para tratar da interdisciplinaridade nos inspirou Bochniack (1992), Pontuschka (1993) e Fazenda (2008); e sobre os aspectos relacionados às mídias digitais dialogamos com Champaoski e Mendes (2017). Como estratégia metodológica seguimos as seguintes etapas: estudos e orientações com a docente supervisora do estágio, interação com doutorandos e professores da Educação Básica e sistematização de propostas de sequências de atividades. Envolvemo-nos com estudos, discussões, reflexões, planejamentos, desconstruções de verdades, que nos mostraram que precisamos estar abertos ao inesperado e à compreensão de que o conhecimento é inacabado.

Detalhes do artigo

Como Citar
BRAGA CONCEIÇÃO, C. L. .; GUIMARÃES DE SOUZA PINHEIRO, M. de P. .; RISUENHO MARQUES, V. SABERES DOCENTES E ESTÁGIO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/52. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
DOSSIÊ

Referências

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