A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO- CULTURAL

Conteúdo do artigo principal

Emmily Roberta Miranda dos Santos
Prof. Mestre Gabriel Paes
Prof. Msc. Fernanda Monteiro
Prof. Dr. Carlos Nazareno

Resumo

Este artigo trata sobre a possibilidade da inserção na formação inicial em Educação Física da teoria histórico-cultural relacionando com seus preceitos e as possiblidades de formação ampliada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Aponta-se que a teoria histórico-cultural se apresenta como possibilidade para a formação inicial, sobretudo em possibilidades teóricas e práticas transformadoras. Assim como, sustenta a categoria cultura corporal e as suas possibilidades teóricas e práticas. Contudo, compreende-se que diante da complexidade do desenvolvimento humano é fundamental instrumentalizar a teoria histórico-cultural no campo de estudo da Educação Física e suas implicações pedagógicas para dar conta da formação inicial nessa área do conhecimento.

Detalhes do artigo

Como Citar
ROBERTA MIRANDA DOS SANTOS, E.; PEREIRA PAES NETO, G.; YULLY DOS SANTOS MONTEIRO, F. .; NAZARENO FERREIRA BORGES, C. A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO- CULTURAL. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/54. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Prof. Mestre Gabriel Paes, Universidade Federal do Pará- UFPA

Formado em Educação Física pela UFPA. Mestre em Educação pelo PPGED/UFPA. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA). Professor - Secretaria de Estado de Educação do Pará. Coordenador e professor do curso de Educação Física da Estácio Belém. Membro do comitê científico - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Membro do grupo de pesquisa EPSTEM/UFPA e do CAE - Centro Avançados de Estudos em Educação e Educação Física.

Prof. Msc. Fernanda Monteiro, Universidade Federal do Pará- UFPA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade federal do Pará (PPGED/UFPA).Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia( FIBRA). Foi Professora Substituta da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará ( EAUFPA). Atuou na área da Educação Física Adaptada e Educação Física Escolar. Participou de projetos da extensão vinculado à área do Lazer. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e Voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade do Estado do Pará. Foi formadora do Ministério do Esporte no Projeto 6908 - ESEF/ME-2º TEMPO NO BRASIL 2013/2016. Possui aproximação, estudos e pesquisas nos seguintes temas: Formação de Professores, Teorias e Práticas Pedagógicas na Educação Básica e Educação Física, Práticas Educativas na Educação Infantil, Sistematização de conteúdos na Educação Física Escolar, Esporte & Lazer e Práticas Inovadoras em Educação Física.

Prof. Dr. Carlos Nazareno, Universidade Federal do Pará- UFPA

Possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990) e Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Docente Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; atuou como formador de agentes sociais do programa PELC do Governo Federal. É Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de Educação Física e Esportes (REBEFE/USP), Revisor da Revista Brasileira de Educação (RBE). É Líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; Estudos políticos e Estudos culturais em Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Educação; Formação de Professores, Trabalho docente e Teorias Educacionais; Metodologias de ensino. Políticas públicas e políticas sociais. Gestão social

Referências

BARBOSA, M. V.; MILLER, S.; MELLO, S. A. Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.

CASTELLANI FILHO, L. et. al. Metodologia do Ensino de Educação Física. 4ª reimpr. da 2ª ed. de 2009. São Paulo: Cortez, 2012.

CUNHA, C.; SOUSA, J. V. SILVA, M. A. O método dialético na pesquisa em educação. Campinas, SP: Autores Associados/ Brasília, DF: Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, UnB, 2014.

FARIA, P. M. F.; CAMARGO, D.; VENÂNCIO, A. C. L. (Orgs.). Vigotski no Ensino Superior: concepção e práticas de inclusão [recurso eletrônica]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.

FERREIRA, H.S.; SAMPAIO, J.J. Tendências e abordagens da Educação Física escolar e suas interfaces com a saúde. Revista de EDFesportes, 2014.

FREITAS, R. G.; OLIVEIRA, M. R. F.; COELHO, H. R. Recentes Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em educação física e disruptura na formação: apontamentos preliminares. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 1-9, jan./jun. 2019.

FURTADO, Roberto Pereira. Novas Diretrizes e antigos debates: uma análise das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Educação Física - Resolução CNE/CES 06/2018. In: SOARES, Marta Genú; ATHAYDE, Pedro; LARA, Larissa (ORGs). Formação profissional e mundo do trabalho. Natal, RN : EDUFRN, 2020. Disponível em http://www.cbce.org.br/upload/biblioteca/Formação%20profissional%20e%20mundo%20do%20trabalho%20(Ciências%20do%20esporte,%20educação%20física%20e%20produção%20do%20conhecimento%20em%2040%20anos%20de%20CBCE%20-%20%20v.%204).pdf Acesso em 22 de junho de 2021.

LIBÂNEO, J. C. A Teoria do Ensino para o Desenvolvimento Humano e o Planejamento de Ensino. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 353-387, maio/ago. 2016.

MANACORDA, M. A. Marx e a Formação do Homem. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 6-15, abr. 2011.

MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

MARTINS, L. M.; DUARTE, N. Formação de Professores: Limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo, Cultura Acadêmica, 2010.

MARX, K. e ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando Publicações, 2011.

MONTEIRO, F.Y.S. A pedagogia histórico-crítica como contribuição contra-hegemônica para a educação escolar. In: GORDO, M.E.S.C.; DA SILVA, V.V.A. (orgs.). A Educação Básica sob diferentes matizes. Belém, Pará: Paka- Tatu, 2019.

PADILHA, A. M. L. Contribuições de Angel Pino para pensar o Homem Novo em Vigostski. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. Especial, p. 391-404, out., 2015.

PAES NETO, G. P.; TEIXEIRA, S. R. S. Gramsci e Vigotski para a práxis na Educação Física. I JOINGG e JOREGG: Universidade Federal do Ceará- Faculdade de Educação, 2016, p. 01-17.

PASQUALINI, J.C. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski: A teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, A.C.G. (org.). Infância e pedagogia histórico- crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SANTOS, F. S.; COMAR, S. R. As contribuições do pensamento de Marx, Engels e Gramsci para a formação humana no contexto do modo de produção capitalista. Disponível em: <http://periodicos.unesc.net>. Acesso em: 18/08/2020.

SAVIANI, D. O Conceito Dialético de Mediação na Pedagogia Histórico-Crítica em Intermediação com a Psicologia Histórico-Cultural. In: BARBOSA, M.. V.; MILLER, S.; MELLO, S. A. (Org.). Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, F. G. A Educação Física Escolar e a Psicologia Histórico-Cultural: Possibilidades e Desafios. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 27, n.1, p. 108-126, jan./abr. 2016.

SILVANO, S.; ORTIGARA, V. Currículo de formação ampliada e teoria da atividade de ensino na Educação Física Escolar. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 464-481, maio/ago. 2016.

TEIXEIRA, S..R.S.; MELLO, S.A. Formação de professores: uma teoria para orientar as práticas.GEPEHC – Grupo de Estudo e pesquisa em infância e Educação Infantil na perspectiva histórico-cultural- Belém- Pará, 2015.

TEIXEIRA, S.R.S.; BARCA, A.P.A. O professor na perspectiva de Vigotski: uma concepção para orientar a formação de professores. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v.24, n.1, 2019.

VYGOTSKY, Lev. S. A formação social da mente. 4ª ed. Editora: Livraria Martins Fontes – São Paulo, 1991.

WELTER, J.; RIBAS, J. F. M.; SOUZA, M. S. O Tripé: Trabalho, Capital e Educação no Contexto das Políticas Educacionais para a Educação Física. Revista Kinesis, Santa Maria, v. 36, n. 1, 2018, jan.-abr. p. 130-142.