A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO- CULTURAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo trata sobre a possibilidade da inserção na formação inicial em Educação Física da teoria histórico-cultural relacionando com seus preceitos e as possiblidades de formação ampliada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Aponta-se que a teoria histórico-cultural se apresenta como possibilidade para a formação inicial, sobretudo em possibilidades teóricas e práticas transformadoras. Assim como, sustenta a categoria cultura corporal e as suas possibilidades teóricas e práticas. Contudo, compreende-se que diante da complexidade do desenvolvimento humano é fundamental instrumentalizar a teoria histórico-cultural no campo de estudo da Educação Física e suas implicações pedagógicas para dar conta da formação inicial nessa área do conhecimento.
Detalhes do artigo
Referências
BARBOSA, M. V.; MILLER, S.; MELLO, S. A. Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.
CASTELLANI FILHO, L. et. al. Metodologia do Ensino de Educação Física. 4ª reimpr. da 2ª ed. de 2009. São Paulo: Cortez, 2012.
CUNHA, C.; SOUSA, J. V. SILVA, M. A. O método dialético na pesquisa em educação. Campinas, SP: Autores Associados/ Brasília, DF: Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, UnB, 2014.
FARIA, P. M. F.; CAMARGO, D.; VENÂNCIO, A. C. L. (Orgs.). Vigotski no Ensino Superior: concepção e práticas de inclusão [recurso eletrônica]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.
FERREIRA, H.S.; SAMPAIO, J.J. Tendências e abordagens da Educação Física escolar e suas interfaces com a saúde. Revista de EDFesportes, 2014.
FREITAS, R. G.; OLIVEIRA, M. R. F.; COELHO, H. R. Recentes Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em educação física e disruptura na formação: apontamentos preliminares. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 1-9, jan./jun. 2019.
FURTADO, Roberto Pereira. Novas Diretrizes e antigos debates: uma análise das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Educação Física - Resolução CNE/CES 06/2018. In: SOARES, Marta Genú; ATHAYDE, Pedro; LARA, Larissa (ORGs). Formação profissional e mundo do trabalho. Natal, RN : EDUFRN, 2020. Disponível em http://www.cbce.org.br/upload/biblioteca/Formação%20profissional%20e%20mundo%20do%20trabalho%20(Ciências%20do%20esporte,%20educação%20física%20e%20produção%20do%20conhecimento%20em%2040%20anos%20de%20CBCE%20-%20%20v.%204).pdf Acesso em 22 de junho de 2021.
LIBÂNEO, J. C. A Teoria do Ensino para o Desenvolvimento Humano e o Planejamento de Ensino. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 353-387, maio/ago. 2016.
MANACORDA, M. A. Marx e a Formação do Homem. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 6-15, abr. 2011.
MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
MARTINS, L. M.; DUARTE, N. Formação de Professores: Limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo, Cultura Acadêmica, 2010.
MARX, K. e ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando Publicações, 2011.
MONTEIRO, F.Y.S. A pedagogia histórico-crítica como contribuição contra-hegemônica para a educação escolar. In: GORDO, M.E.S.C.; DA SILVA, V.V.A. (orgs.). A Educação Básica sob diferentes matizes. Belém, Pará: Paka- Tatu, 2019.
PADILHA, A. M. L. Contribuições de Angel Pino para pensar o Homem Novo em Vigostski. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. Especial, p. 391-404, out., 2015.
PAES NETO, G. P.; TEIXEIRA, S. R. S. Gramsci e Vigotski para a práxis na Educação Física. I JOINGG e JOREGG: Universidade Federal do Ceará- Faculdade de Educação, 2016, p. 01-17.
PASQUALINI, J.C. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski: A teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, A.C.G. (org.). Infância e pedagogia histórico- crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SANTOS, F. S.; COMAR, S. R. As contribuições do pensamento de Marx, Engels e Gramsci para a formação humana no contexto do modo de produção capitalista. Disponível em: <http://periodicos.unesc.net>. Acesso em: 18/08/2020.
SAVIANI, D. O Conceito Dialético de Mediação na Pedagogia Histórico-Crítica em Intermediação com a Psicologia Histórico-Cultural. In: BARBOSA, M.. V.; MILLER, S.; MELLO, S. A. (Org.). Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, F. G. A Educação Física Escolar e a Psicologia Histórico-Cultural: Possibilidades e Desafios. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 27, n.1, p. 108-126, jan./abr. 2016.
SILVANO, S.; ORTIGARA, V. Currículo de formação ampliada e teoria da atividade de ensino na Educação Física Escolar. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 464-481, maio/ago. 2016.
TEIXEIRA, S..R.S.; MELLO, S.A. Formação de professores: uma teoria para orientar as práticas.GEPEHC – Grupo de Estudo e pesquisa em infância e Educação Infantil na perspectiva histórico-cultural- Belém- Pará, 2015.
TEIXEIRA, S.R.S.; BARCA, A.P.A. O professor na perspectiva de Vigotski: uma concepção para orientar a formação de professores. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v.24, n.1, 2019.
VYGOTSKY, Lev. S. A formação social da mente. 4ª ed. Editora: Livraria Martins Fontes – São Paulo, 1991.
WELTER, J.; RIBAS, J. F. M.; SOUZA, M. S. O Tripé: Trabalho, Capital e Educação no Contexto das Políticas Educacionais para a Educação Física. Revista Kinesis, Santa Maria, v. 36, n. 1, 2018, jan.-abr. p. 130-142.