REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pandemia causada pelo surgimento do novo coronavírus promoveu a interrupção do calendário letivo na Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 2020. Frente a esse cenário, as disciplinas de estágio do curso de licenciatura em Matemática da instituição tiveram que passar por ajustes e adaptações de forma que pudessem ser ofertadas aos alunos de forma remota durante a pandemia. Dessa forma, este texto apresenta um relato com reflexões sobre as atividades desenvolvidas por um aluno do curso de licenciatura de Matemática da UFMG durante o estágio realizado no Centro Pedagógico com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Dentre as atividades propostas durante o estágio destacaram-se: acompanhamento das aulas; realização das monitorias; correção das atividades; planejamento e produção de uma intervenção/prática com as turmas, sendo que todos os procedimentos para o início do estágio e a sua realização foram feitos de forma remota com o auxílio de ferramentas tecnológicas e ambientes virtuais A prática realizada pelo estagiário foi planejar e ministrar uma aula sobre sistemas de equações. Apesar das limitações impostas pelo regime remoto emergencial, a prática do estágio durante a pandemia possibilitou ao licenciando atuar de forma efetiva no espaço escolar.
Detalhes do artigo
Referências
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Revista em Rede, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
HOBOLD, M. S.; MATOS, S. S. Formação continuada: o processo de incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor universitário. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 30, p. 317-333, 2010.
MAZIERO, A. R.; CARVALHO, D. G. C. A contribuição do supervisor de estágio na formação dos estagiários. Acta Scientiae, v. 14, n. 1, p. 63-75, 2012.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
SILVA, J. A. O ensino das equações do 1º grau no ensino fundamental com o uso de balanças. 2014. 38f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal da Paraíba, Araruna, 2014.