O LUGAR DA LUDICIDADE NAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS: UM OLHAR REFLEXIVO A PARTIR DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS

Conteúdo do artigo principal

Laila Maria Hamdan Alvim
Brenda Benicio
Daniele Teixeira

Resumo

As atividades lúdicas no Ensino Fundamental tornam-se propiciadoras do desenvolvimento infantil e, pelas vivências escolares a que fomos submetidas nos estágios supervisionados, nota-se que o ensino, nesta etapa, tem sido conduzido por ações mecânicas e artificiais. Diante dessa inquietação, o presente trabalho de conclusão do curso tem como objetivo enfatizar a relação entre alfabetização e ludicidade, apresentando uma reflexão das práticas alfabetizadoras lúdicas, e o lugar que estas ações ocupam na prática dos professores que lidam com a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Destacamos, por meio da pesquisa bibliográfica, em uma abordagem qualitativa, a relevância do lúdico como uma estratégia metodológica no processo de alfabetização. Posteriormente, estes fundamentos teóricos foram considerados para análise dos relatórios de Estágios obrigatórios do curso de Pedagogia. Os resultados obtidos afirmaram a hipótese inicial de que o ensino conduzido nesta fase, notoriamente, não abarca ações lúdicas em prol da aprendizagem do educando.

Detalhes do artigo

Como Citar
HAMDAN ALVIM, L. M.; PINHEIRO BENICIO, B. T.; TEIXEIRA, D. O LUGAR DA LUDICIDADE NAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS: : UM OLHAR REFLEXIVO A PARTIR DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/69. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Brenda Benicio, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais 

Daniele Teixeira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

______. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 11. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

ANDRADE, Fábio Santos de. Desafios da prática docente: diálogos com a Educação Social. Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 393-401, 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.

FERREIRO, Emília. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes médicas,1999.

IBGE, Diretoria de Pesquisa, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. 2016-2019.

HAMDAN, Laila. Ludismo Verbal e Literariedade: percursos de letramento. Divinópolis: Adelante, 2018.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo brincadeira e educação. 8º ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LIMA, Lucielle França de; SILVA, Rochele Santaiana da; SILVA, Veronice Camargo da. Letramento e ludicidade: um estudo sobre as práticas que produzem aprendizagens significativas e prazerosas no processo de aquisição da língua escrita. Revista Didática Sistêmica, v. 19, n. 2, p. 84-99, 2017.

MILITÃO, Giselda Morais de Alencar. Alfabetização e letramento: as práticas de leitura como recurso para alfabetização. 2013. p, 235-249.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. In: Conferência proferida durante o Seminário" Alfabetização e letramento em debate", promovido pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, realizado em Brasília, em. 2006.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Trad. Álvaro Cabral; Cristiano M. Oiticica. 2° Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1962.

RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. 2 ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

ROJO, Roxane. Alfabetização e letramentos múltiplos: como alfabetizar letrando. Coleção explorando o ensino: Língua Portuguesa: ensino fundamental. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Brasília: vol, v. 19, p. 15-36, 2010.

SANTOS, Fernanda Cristina Ribeiro dos. A ludicidade na alfabetização: perspectivas e possibilidades de novas aprendizagens. 2014.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.