TRANSTORNO DE DÉFICIT DE APRENDIZADO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Contribuições das novas tecnologias no aprendizado dos alunos com TDAH
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) possuí como características básicas, a agitação, a desatenção e a impulsividade, ele é considerado atualmente um grande desafio para a educação. O presente artigo, de caráter bibliográfico tem por objeto de estudo o uso de tecnologias como ferramentas na educação inclusiva de alunos com TDAH, ambicionando a compreensão de suas funcionalidades, ele foi elaborado através de uma revisão de literatura e da coleta de dados por meio de entrevistas com docentes. Busca investigar as interferências que essas tecnologias podem trazer no processo de ensino-aprendizagem, tendo como público alvo alunos dos primeiros anos do ensino fundamental e seus respectivos professores. Constatou-se como resultado desta pesquisa a grande influência que tais tecnologias podem provocar nesse aspecto quando unida a formação continuada dos professores e a inclusão em ambiente escolar, aprimorando todo o processo de ensino-aprendizagem e práticas avaliativas.
Detalhes do artigo
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DÉFICIT DE ATENÇÃO. O que é TDHA? Disponível em: https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/ Acessado em 29 de maio de 2022.
ARRUDA, Marco Antônio. Levados da Breca. 1. Ed. Ribeirão Preto: M. A. Arruda, 2006.
BARRAL, W. B. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.
Barkley, R. A., Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: manual para diagnostico e tratamento (3º ed.). Porto Alegre: Artmed. 2008
BASTOS, A. P. Z. Utilização de um jogo sério e naive bayer para auxiliar na avaliação cognitiva do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2021.
DUMAS, J. E. Psicopatologia da Infância e da Adolescência. 3a. Porto Alegre: Artmed, 2011.
Gomes M, Palmini A, Barbirato F, Rohde LA, Mattos P. Conhecimento sobre o transtorno de déficit de atençao/hiperatividade no Brasil. J Bras Psiquiatr. 2007
GIl, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
REIS, G. V. Alunos Diagnosticados com TDAH: reflexões sobre a prática pedagógica utilizada no processo educacional. Parnaíba. 2011.
OLIVEIRA, Kátia Santos de. Jogos digitais e funções executivas em escolares com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): algumas reflexões. Revista Cenas Educacionais, Caetité – Bahia - Brasil, v. 2, 2019.
OLIVEIRA, Letícia Borges. Jogos computacionais e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: Revisão sistemática de literatura. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, 2018.
RIBEIRO, Adriana de Fátima. Contribuição de múltiplos informantes para avaliação comportamental de adolescentes com queixas de desatenção e hiperatividade. Psico, Porto Alegre, 2017.