CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DO FAZER TEATRAL NA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES DE SABER
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo desenvolve premissas e aprofundamento de reflexões acerca da forma como a implementação da Arte na Educação Brasileira pode ter se tornado produtora de discursos e como o Teatro dentre as linguagens artísticas vem sendo abordado no Ensino Fundamental I. O objetivo é esclarecer a importância do “processo” na formação de saberes do fazer teatral em contraponto aos discursos e as práticas dissonantes, uma vez que entendemos que os resultados dessa construção de saberes acontecem durante o processo, no percurso dos exercícios, ensaios e discussões, e que a apresentação, independente do seu sucesso ou fracasso, é apenas um dos saberes que o processo viabiliza. Esse estudo propõe uma análise histórica documental das principais publicações do Ministério da Educação (MEC) e uma revisão bibliográfica sobre o Ensino de Artes, de maneira mais específica à linguagem do teatro; investiga e reflete sobre como a dinâmica do fazer teatral pode favorecer a construção de relações de saber fundamentadas por Bernard Charlot; e analisa os dados coletados numa pesquisa qualitativa sobre as atuais atribuições das funções do docente de Teatro e da gestão pedagógica preconizando um maior alinhamento de proposição capaz de tornar o fazer teatral importante aliado na construção das relações de saber.
Detalhes do artigo
Referências
ALVARENGA, Valéria Metroski e SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da. Formação Docente em Arte: percurso e expectativas a partir da lei 13.278/16. Educação & Realidade. 2018, v.43, n.3. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/2175-623674153> Acesso em: 20 fev. 2022.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A Imagem no Ensino da Arte: Anos Oitenta e Novos Tempos. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Arte-Educação no Brasil: Realidade hoje e expectativas futuras. In: Estudos Avançados. Banco de Textos do Projeto Arte na Escola n.º 006.1993.
BAUMAN, Zigmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BAUMAN, Zigmunt. Capitalismo Parasitário. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
BAUMAN, Zigmunt. Sobre educação e juventude. Rio de Janeiro. Zahar. 2013.
BAUMAN, Zigmunt. Tempos Líquidos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 130p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso dia 13 de março de 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: <https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/572694> Acesso em: 13 de março de 2022.
CATTERALL, J. (2002). The arts and the transfer of learning. In R.J. Deasy, (Ed.), Critical links:Learning in the arts and student academic and social development. Washington, D.C.: The Arts Education Partnership. The Arts Education Partnership. Disponível em: Acesso em: 20 fev. 2022.
CAVASSIN, Juliana. Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica. Revista científica/FAP, Curitiba, v.3, pp.39-52, jan./dez. 2008.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
CHARLOT, Bernard. Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. Tradução Sandra Pina. São Paulo: CORTEZ, 2020.
CHIARETTI, Daniela. A arte de educar. Jornal Folha de São Paulo, 26 de abril de 2005. Disponível em:<https://www1.folha.uol.com.br/fsp/sinapse/sa2604200506.htm> Acesso em: 20 mai.2022.
FOUCAULT, Michel. Michel Foucault explica seu último livro. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008a.
FOUCAULT, Michel. Ordem do discurso. 24. ed. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Tradução: Pedro Elói Duarte. Rio de Janeiro: Ed Vozes, 2009.
FOUCAULT. Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro : Edições Graal, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARDNER, Howard. Inteligências - Múltiplas Perspectivas. São Paulo: Artmed, 1995
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Sinopses Estatísticas da Educação Superior - Graduação. Brasília, 2022. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: 13 mar. 2022.
LAZZARIN, Luís Fernando. Problematizações sobre o ensino de Artes Visuais e a Educação Musical. Revista Digital do LAV – Laboratório de Artes Visuais -, v.2, p. 01 - 17, 2009. Disponível em: < http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/revislav/article/view/2184 > Acesso em 12 mai. 2022.
PORTOCARRERO, Vera. Instituição escolar e normalização em Foucault e Canguilhem. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 1-17, jun./jul. 2004.
REVERBEL, Olga. Jogos teatrais na escola. São Paulo: Editora Scipione LTDA. 1996.
RISCAL, Sandra A. O papel do coordenador pedagógico na gestão democrática da escola e na elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola. São Calos: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica, 2014.
SÃO PAULO (Estado). Orientações Curriculares e Didáticas de Arte para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Carlos Eduardo Povinha e Roseli Ventrella (coord); Maria Terezinha Teles Guerra et al. (textos). São Paulo: SE/CGEB 2015.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista (Versão 1). São Paulo: SEE-SP/UNDIME-SP, 2020.
SILVA, Flávio Caetano da. As figuras do aprender de diretores e a escola outra, IN: LUIZ, Maria Cecília (org.), Mentoria de diretores de escola: orientações práticas, São Carlos, 2022.
WINNER, E. T. Goldstein and S. Vincent-Lancrin (2013). Art for Art`s Sake? The impact of Arts Education, Educational Research and Innovation. OECD Publishing. Disponível em:<http://www.oecdilibrary.org/education/art-for-art-s-sake_9789264180789-en> Acesso em: 20 fev. 2022.