EXPERIÊNCIAS DE UMA LICENCIANDA NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho relata experiências adquiridas através da observação, reflexão e descrição, além de práticas realizadas pela acadêmica do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, através do Programa de Residência Pedagógica (PRP) Subprojeto Biologia. Este relato tem como objetivo compartilhar essas experiências vivenciadas durante os três módulos do programa, contribuindo para reflexão de outros licenciandos, acerca da importância das experiências obtidas sobre o âmbito escolar para os futuros docentes. A metodologia deste trabalho está pautada em pesquisa bibliográfica e documental, além da observação, reflexão e descrição da própria experiência adquirida pela autora no programa, sendo de caráter qualitativo. Com a pandemia devido à COVID-19, parte do programa foi realizada de forma remota. No último módulo, as atividades retornaram presencialmente. Foi possível obter experiências sobre a prática docente através de palestras, oficinas, análises de documentos e materiais, planejamentos e execução de atividades.
Detalhes do artigo
Referências
BONFIM, D. D. S.; COSTA, P. C. F.; NASCIMENTO, W. J. A abordagem dos Três Momentos Pedagógicos no estudo de Velocidade Escalar Média. Experiências em Ensino de Ciências, v.13, nº 1, p.187-197, 2018.
CANAL TI. Canal TI, 2017. TICs – Tecnologias da informação e comunicação. Disponível em: https://www.canalti.com.br/tecnologia-da-informacao/tics-tecnologias-da-informacao-ecomunicacao/.Acesso em: 01 abr. 2022.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria GAB nº 259, de 17 de dezembro de 2019. Brasília: Ministério da Educação, 2019.
FRISON, M. D.; VIANNA, J.; CHAVES, J. M.; BERNARDI, F. N. Livro Didático como instrumentos de apoio para construção de propostas de Ensino de Ciências Naturais. Anais VII Enpec, Florianópolis/SC, 2009.
MINAS GERAIS (Minas Gerais). Secretaria de Estado de Educação. RESOLUÇÃO SEE Nº 4310/2020, de 17 de abril de 2020. Belo Horizonte.
______________ . MINAS GERAIS (Minas Gerais). Secretaria de Estado de Educação. RESOLUÇÃO SEE nº 4.644, de 25 de outubro de 2021. Belo Horizonte.
LEAL, R. B. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación, Buenos Aires, v. 37/3: n. especial, p. 1-6. 2005
SEGS. 7 estratégias para a comunidade escolar no acolhimento dos alunos no retorno presencial. [S. l.], 9 set. 2021. Categoria: Educação. Disponível em: https://www.segs.com.br/educacao/308148-7-estrategias-para-a-comunidade-escolar-no acolhimento-dos-alunos-no-retorno-presencial. Acesso em: Acesso em: 01 abr. de 2022.
LOPES, N. O que é o projeto político-pedagógico (PPP). In: LOPES, Noêmia. Nova Escola Gestão. [S. l.]: Fundação Lemann, 1 dez. 2010. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/560/o-que-e-o-projeto-politico-pedagogico-ppp. Acesso em: 31 mar. 2022.
MANDETTA. L. H. MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). PORTARIA Nº 356, DE 11 DE MARÇO DE 2020. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, [S. l.], p. 185, 13 mar. 2020. Disponível em:https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=12/03/2020&jornal=515&pagina=185. Acesso em: 31 mar. 2022.
NÓVOA, A. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação; Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso de Educação do Marista de Salvador (Baía, Brasil), em julho de 2003. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/21205_ce.pdf. Acesso em: 31 mar. 2022.