UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE NO PERÍODO DA PANDEMIA E O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

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Izabela Pimenta Figueiredo
Socorro Lima Costa
Telma do Socorro Morais
Rinaldo Duarte

Resumo

O ensino remoto trouxe inúmeros desafios durante a pandemia para profissionais da educação, estudantes, residentes e estagiários. O objetivo deste estudo é relatar a experiência do residente e ainda matriculado no Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia no âmbito escolar apontando os pontos positivos e negativos das mudanças adotadas pela Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda em Diamantina, Minas Gerais. O estudo desta a contextualização sobre a importância do papel do professor no processo de ensino e aprendizagem no período de pandemia e suas adequações às aulas remotas utilizando o PET- Plano de Estudo Tutorado, o documento orientador do REANP e as plataformas virtuais que foram disponibilizados para os estudantes de escola pública de educação básica no período da pandemia. É importante ressaltar que as mudanças feitas no plano de ensino escolar tinham o objetivo de se adequar ao isolamento social para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Detalhes do artigo

Como Citar
PIMENTA FIGUEIREDO, I.; COSTA, M. do P. S. L.; MORAIS, T. do S.; DUARTE, R. . UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE NO PERÍODO DA PANDEMIA E O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 115–126, 2023. Disponível em: http://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/108. Acesso em: 31 out. 2024.
Seção
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Biografia do Autor

Socorro Lima Costa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação pela UFMG-2015. Licenciada em Pedagogia. Especialista em Supervisão escolar pela PUC-MINAS e Psicologia da Educação: ênfase em Psicopedagogia preventiva. mestre em Educação pela UNINCOR-2005. Professora do Curso de graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Trabalha com as disciplinas: Gestão Escolar, Didática e Estágio em Gestão. Docente orientadora do Programa Residência Pedagógica Subprojeto Biologia. Docente permanente do Mestrado em Educação PPGED e docente colaboradora do mestrado em Educação, Ciências, Matemática e Tecnologias. Membro do Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Fae/UFMG).

Telma do Socorro Morais, Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda

Mestra em Educação, Ciências, Matemática e Tecnologias pela UFVJM -2022. Licenciada em Ciências Biológicas pela PUC – Minas Gerais - 2000. Especialista em Biologia pela UFLA -2000. Professora efetiva de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Minas Gerais. Diretora da Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda Diamantina-MG no período de 2012 a 2015. Preceptora do Programa Residência Pedagógica - Subprojeto Biologia - Editais 2018 e 2020.

Rinaldo Duarte, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Ecologia Microbiana. Atua como docente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas nas disciplinas: Biologia de Micro-organismos, Fundamentos de Imunologia e Prática de Ensino em Ciências Naturais II.

Referências

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