RESIDENCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DA UFVJM: UM RELATO DE EXPERIENCIA NO CURSO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este presente trabalho é um relato de experiência sobre atividades que foram desenvolvidas com o intuito de aprimorar a formação de docentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no campus de Diamantina-MG, através do Programa Residência Pedagógica (PRP) – Subprojeto Biologia. O objetivo principal do mesmo foi descrever a participação dos residentes com a realidade escolar em todo o programa. As experiências vivenciadas no RP foram importantes na formação inicial do docente devido ao contato com a sala de aula, trazendo a realidade escolar.
Detalhes do artigo
Referências
BENDRATH, E. A.; REIS, J. R. dos. Residência Pedagógica espelhada na Residência Médica: formação de professores sob nova perspectiva?. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 11–17, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.26966. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/26966. Acesso em: 1 set. 2022
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior. Edital n° 01/2020. Programa de Residência Pedagógica. Governo Federal, BRASILIA, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gica-pdf. Acesso em 01 set. 2022.
DARLING-HAMMOND, L. (2006b). Construindo a Formação de Professores do Século XXI. Journal of Teacher Education, 57, 300-314. http://dx.doi.org/10.1177/0022487105285962
Disponivel em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022487105285962. Acesso em 21 jun. 2021.
THOMAZ, J.S. O programa Residência Pedagógica como política de formação inicial: a percepção dos residentes, preceptores e orientadores. 2020. 96 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2020.
VIEIRA, A.C; ARAÚJO, M. E. Como o estado de Minas Gerais está trabalhando para alcançar o objetivo “Educação de Qualidade”, no contexto da pandemia de COVID-19. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(4). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/119. Acesso em 02 set. 2022.