OS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA QUÍMICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os jogos lúdicos são muito utilizados no ensino aprendizagem de Ciências Naturais, matemáticas e outras disciplinas, neste contexto, é importante observar a relevância do jogo no desenvolvimento cognitivo dos alunos no ensino médio. O objetivo deste artigo é verificar a eficácia dos jogos no ensino da Química, e, para tal, esta pesquisa usou o método qualitativo e uma revisão bibliográfica dos dez anos anteriores ao tema, nas plataformas da Capes, Google Acadêmico e Scielo. Nessa perspectiva, a base essencial foi a teoria Vygotskyana, cujo resultado mostrou a importância do jogo como ferramenta auxiliar, mas não como peça fundamental no ensino aprendizagem da química.
Detalhes do artigo
Referências
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Língua Portuguesa e Ludicidade: Ensinar Brincando Não é Brincar de Ensinar. São Paulo, 2007 Tese - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CAMELLO, A. L. M.; MAZZETTO, S. E.; VASCONCELOS, P. H. M. uso de mecanismo dinâmico e interativo no ensino de química: um relato de sala de aula. HOLOS, Ceará, 03 2016.
CUNHA, Marcia Borin da. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 34, n. 2, p. 92-98, 05 2012. Jogos no Ensino de Química.
FANTINATO, Marcelo. Métodos de Pesquisa. São Paulo, v. 1, f. 50, 2015 Tese (Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez Editora, v. 3, f. 104, 2017. 208 p.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Brinquedo na Educação Considerações Históricas. São Paulo, 1994 Tese (Fac. de Educação da USP) - Universidade de São Paulo.
LIMA, E.C. et al. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química Tese (o Curso de Licenciatura em Química) - Centro Universitário Amparense - Unifia.
NETO, Hélio da Silva Messeder; MORADILLO, Edilson Fortuna de. O jogo no ensino de química e a mobilização da atenção e da emoção na apropriação do conteúdo científico: aportes da psicologia histórico-cultural. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 2, p. 523-540, 2017.
OLIVEIRA, Lívia Micaelia Soares; SILVA, Oberto Grangeiro da; FERREIRA, Ulysses Vieira da Silva. DESENVOLVENDO JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. HOLOS, Rio Grande do Norte, v. 5, n. 26, p. 166-175, 2010.
OLIVEIRA, Rháleff Nascimento Rodrigues de et al. Frameworks para Desenvolvimento de Jogos Educacionais: uma revisão e comparação de pesquisas recentes. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 2018, Santo André – SP, p. 864-863.
REZENDE, Felipe Augusto de Mello; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Análise Teórica e Epistemológica de Jogos para o Ensino de Química Publicados em Periódicos Científicos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Brasil, v. 19, p. 747-774, 2019.
ROCHA, Juliano Rodrigues; ANDRADE NETO, Agostinho Serrano de. Um Estudo de Caso Exploratório sobre a Internalização de Conceitos sobre Eletrostática: A influência da Hipercultura e Mediação Digital. Revista Renote Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3. 10 p, dez 2013.
SILVA, Airton Marques da. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente. Revista de Química Industrial, Rio de Janeiro, v. 79, n. 731, p. 7-12, 04 2011.
SILVA, Ana Carolina Rosa da; LACERDA, Paloma Lopes de; CLEOPHAS, Mariadas Graças. Jogar e compreender a Química: ressignificando um jogo tradicional em didático. Revista de Educação em Ciências e Matemática, Amazônia, v. 13, p. 132-150, Jul.-Dez. 2017.
SILVA, Ezequiel Santos; LOJA, Luiz Fernando Batista; PIRES, Diego Arantes Teixeira. QUIZ MOLECULAR: APLICATIVO LÚDICO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 172-192, Jan./Abr. 2020.
SILVA, Rafael Soares. UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EQUÍLIBRIO QUÍMICO. Revista Amor Mundi, São Paulo. 9 p, 03 01 2021. Universidade Cruzeiro do Sul.
SOUZA, Bruno Campello de et al. PSICOLOGIA COGNITIVA CULTURA, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM COGNITIVA: a teoria da mediação cognitiva. Recife: Executiva, 2006. (PSICOLOGIA COGNITIVA).
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda., v. 1, f. 91, 2007. 182 p.
ZAPATEIRO, Gean Aparecido et al. Material didático como estratégia de ensino e de aprendizagem das ligações químicas. ACTIO: Docência em Ciência, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 211-233, jul./set. 2017.