OS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA QUÍMICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os jogos lúdicos são muito utilizados no ensino aprendizagem de Ciências Naturais, matemáticas e outras disciplinas, neste contexto, é importante observar a relevância do jogo no desenvolvimento cognitivo dos alunos no ensino médio. O objetivo deste artigo é verificar a eficácia dos jogos no ensino da Química, e, para tal, esta pesquisa usou o método qualitativo e uma revisão bibliográfica dos dez anos anteriores ao tema, nas plataformas da Capes, Google Acadêmico e Scielo. Nessa perspectiva, a base essencial foi a teoria Vygotskyana, cujo resultado mostrou a importância do jogo como ferramenta auxiliar, mas não como peça fundamental no ensino aprendizagem da química.
Palavras-chave: Jogos de Química; Recurso didático; Apoio pedagógico
Detalhes do artigo
Referências
ALCANTRA, ELIANA; MENDONÇA, MARIA, ALICE, FERNANDES CORREA; MARQUES, ROSANGELA, FRANCISCA DE PAULA VITOR. MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. Minas Gerais: TRÊS CORAÇÕES, 2018.
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Língua Portuguesa e Ludicidade: Ensinar Brincando Não é Brincar de Ensinar. São Paulo, 2007 Tese - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BORTOLOTO, Claudimara Cassoli; ANDRIOLLI, Cristian Rafael; PAULI, Jândeyse. USO DE JOGOS LÙDICOS COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM. Paraná, 2000 Tese (Formação inicial de professores da educação básica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
CAMELLO, A. L. M.; MAZZETTO, S. E.; VASCONCELOS, P. H. M. USO DE MECANISMO DINÂMICO E INTERATIVO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM RELATO DE SALA DE AULA. HOLOS, Ceará, 03 2016.
CUNHA, Marcia Borin dá. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 34, n. 2, p. 92-98, 05 2012. Jogos no Ensino de Química.
FALKEMBACH, Gilse A. Morgental. O LÚDICO E OS JOGOS EDUCACIONAIS. RIO GRANDE DO SUL, v. 1, 2007. 8 p Tese - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
FANTINATO, Marcelo. Métodos de Pesquisa. São Paulo, v. 1, f. 50, 2015 Tese (Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez Editora, v. 3, f. 104, 2017. 208 p.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Brinquedo na Educação Considerações Históricas. São Paulo, 1994 Tese (Fac. De Educação da USP) - Universidade de São Paulo.
LIMA, E.C. Et al. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxílio Para o Ensino de Química Tese (o Curso de Licenciatura em Química) - Centro Universitário Amparense - Unifia.
NETO, Hélio da Silva Messeder; MORADILLO, Edilson Fortuna de. O jogo no ensino de química e a mobilização da atenção e da emoção na apropriação do conteúdo científico: aportes da psicologia histórico-cultural. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 2, p. 523-540, 2017.
OLIVEIRA, Lívia Micaelia Soares; SILVA, Oberto Grangeiro dá; FERREIRA, Ulysses Vieira da Silva. DESENVOLVENDO JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. HOLOS, Rio Grande do Norte, v. 5, n. 26, p. 166-175, 2010.
OLIVEIRA, Rháleff Nascimento Rodrigues de et al. Frameworks para Desenvolvimento de Jogos Educacionais: uma revisão e comparação de pesquisas recentes. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 2018, Santo André – SP, p. 864-863.
REZENDE, Felipe Augusto de Mello; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Análise Teórica e Epistemológica de Jogos para o Ensino de Química Publicados em Periódicos Científicos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Brasil, v. 19, p. 747-774, 2019.
ROCHA, Juliano Rodrigues; ANDRADE NETO, Agostinho Serrano de. Um Estudo de Caso Exploratório sobre a Internalização de Conceitos sobre Eletrostática: A influência da Hipercultura e Mediação Digital. Revista Renote Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3. 10 p, dez 2013.
SILVA, Airton Marques dá. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente. Revista de Química Industrial, Rio de Janeiro, v. 79, n. 731, p. 7-12, 04 2011.
SILVA, Ana Carolina Rosa dá; LACERDA, Paloma Lopes de; CLEOPHAS, Mariadas Graças. Jogar e compreender a Química: ressignificando um jogo tradicional em didático. Revista de Educação em Ciências e Matemática, Amazônia, v. 13, p. 132-150, jul.-Dez. 2017.
SILVA, Ezequiel Santos; LOJA, Luiz Fernando Batista; PIRES, Diego Arantes Teixeira. QUIZ MOLECULAR: APLICATIVO LÚDICO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 172-192, jan./Abr. 2020.
SILVA, Rafael Soares. UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EQUÍLIBRIO QUÍMICO. Revista Amor Mundi, São Paulo. 9 p, 03 01 2021. Universidade Cruzeiro do Sul.
SOUZA, Bruno Campello de et al. PSICOLOGIA COGNITIVA, CULTURA, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM COGNITIVA: a teoria da mediação cognitiva. Recife: Executiva, 2006. (PSICOLOGIA COGNITIVA).
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda., v. 1, f. 91, 2007. 182 p.
ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante; GUERREIRO, Manoel Augusto da Silva; OLIVEIRA, ROBSON Caldas de. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, São Paulo, v. 13, p. 72-81, 31 março 2008.
ZAPATEIRO, Gean Aparecido et al. Material didático como estratégia de ensino e de aprendizagem das ligações químicas. ACTIO: Docência em Ciência, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 211-233, jul./set. 2017.