VIVÊNCIAS DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E A CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA PESQUISADORA Experiências na licenciatura em Matemática
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Resumo
Este artigo apresenta os dados de uma pesquisa realizada a partir de vivências do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII. Vale salientar que entendemos o ECS enquanto um momento importante para a formação e constituição da identidade docente, sobretudo por permitir uma aproximação com o “chão da escola”, na Educação Básica, e por evidenciar a indissociabilidade entre a teoria e a prática. O objetivo desta investigação foi, portanto, analisar a influência do ECS, voltado para os anos finais do Ensino Fundamental, para a formação e prática de uma futura professora de Matemática. Os movimentos dialógicos e pendulares entre a teoria e a prática, vivenciados durante os itinerários formativos propostos, foram de fundamental importância para o processo de constituição da identidade docente, aproximação com a escola e formação de um perfil de professor-pesquisador.
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