MATERIAIS DIDÁTICOS E O ENSINO DE ÂNGULOS E RETAS UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Conteúdo do artigo principal

Letícia Alves da Silva
Raimundo Santos Filho
Valéria Coelho dos Santos
Américo Junior Nunes da Silva

Resumo

Este texto apresenta o relato de uma experiência vivenciada por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, na busca por alternativas de ensino após a imersão na realidade educacional, isso no terceiro semestre do curso. Fez parte da proposta de trabalho do componente curricular Laboratório do Ensino da Matemática I, a realização de observação de algumas aulas no ensino fundamental, em escola de um município da região norte do Estado da Bahia, para que a partir desse contato se criassem alternativas didáticas com o objetivo de intervir nos movimentos de ensino e aprendizagem da Matemática, melhorando a compreensão dos conteúdos trabalhados com os alunos da turma observada. O conteúdo que estava sendo trabalhado com a turma pelo professor era ângulos e retas. Com isso, partindo de nossas observações e das reflexões originadas do contato com a turma, levantaram-se alguns questionamentos para a construção de um jogo, objetivando sanar as dificuldades identificadas no tratar os conteúdos evidenciados. O material didático foi validado com a turma, em um primeiro momento, e foi importante para aproximar os futuros professor da realidade de sala de aula, contribuindo com o movimento de constituição da identidade docente.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, L. A. da .; FILHO, R. S. .; SANTOS, V. C. dos; NUNES DA SILVA, A. J. . MATERIAIS DIDÁTICOS E O ENSINO DE ÂNGULOS E RETAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 151–162, 2021. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/46. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), na condição de pesquisador e do Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (Uneb/PPGESA), na condição de vice-líder.

Referências

BAHIA. Documento Curricular Referencial da Bahia para Educação Infantil e Ensino Fundamental – Superintendência de Políticas para Educação Básica. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Bahia Salvador: Secretaria da Educação, 2019.

COSTA, Andreia Alves; ALBUQUERQUE, Leila Cunha. Avaliação da Aprendizagem Matemática na perspectiva dos processos avaliativos utilizados por professores do Ensino Fundamental anos finais. PROJEÇÃO E DOCÊNCIA, v. 6, n. 2, p. 28-37, 2015.

LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3 ed. Campinas: Autores e Associados, 2010.

MUNIZ, Cristiano Alberto. Educação lúdica da matemática, educação matemática lúdica. In: SILVA, Américo Junior Nunes da, TEIXEIRA, Heurisgleides Sousa (orgs.).Ludicidade e formação de professores: educação matemática em diálogo. 1 ed. Curitiba: Apris, 2016

SANTOS, Vinicius de Macedo. Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada - USP. In: NUANCES: estudo sobre educação – ano VII. n° 08. O desafio de tornar-se professor de matemática. São Paulo, setembro 2002.

SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y formación del profesorado, v. 9, n. 2, p. 1-30, 2005. Disponível em: http://www.ugr.es/~recfpro/Rev92.html. Acesso em: 15 maio 2020.

SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.

SILVA, A. J. N. DA. “Prática” e “Estágio Supervisionado” na formação de professores: o que revela um curso de Licenciatura em Matemática da UNEB? Revista de Educação Matemática, v. 17, p. e20034, 7 jul. 2020a.

SILVA, A. J. N. DA. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Campus VII da UNEB: espaço de formação e desenvolvimento do conhecimento lúdico e pedagógico do conteúdo. In: Vieira, André Ricardo Lucas; Silva, Américo Junior Nunes da. (Org.). O futuro professor de matemática: vivências que intercruzam a formação inicial. 01ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2020b, v. , p. 36-59.

SUZART, L. A; SILVA, A. J. N. O Estágio Supervisionado e o constituir-se professor de Matemática: ser ou não ser professor? EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. 6, p. 131-141, 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)